Todo pai deve ser um educador e todo professor um instrutor



Todo pai deve ser um educador e todo professor um instrutor

A etimologia da palavra professor, de acordo com o Dicionário Houaiss de língua portuguesa, é a pessoa que se dedica a alguma profissão, o que cultiva; professor de, dar a conhecer, ensinar. Educador é o que cria, nutre.
Porém, se faz necessária a distinção entre esses dois termos, pois todo pai deve ser um educador e, todo professor é um instrutor. O professor é apenas um instrumento de formalização de conhecimentos entre o aluno e o mundo.
Para que haja um equilíbrio na formação do caráter do ser humano, antes de tudo, é necessário que os pais conscientizem-se de que o filho ao nascer é apenas uma criatura, assim como muitas outras que nascem diariamente no reino animal.
E como se humaniza uma criatura? Simples. Com amor, atenção, afeto, compreensão, respeito às diferenças, diálogo, ensinamentos de valores morais, humanitários e religiosos. Sendo que esse último, não carecendo pertencer a uma religião específica. Só no ensinamento moral de que "Não faça aos outros aquilo que você não quer que façam a você", já se estabeleceu uma religiosidade.
É necessário destacar a importância da presença materna e paterna na formação de um ser humano. Não basta encher os filhos com roupas, calçados, brinquedos e objetos tecnológicos modernos e outros bens materiais, pois, em se tratando de afetividade, nada substitui o abraço, o carinho, a palavra amiga e os bons conselhos que os filhos recebem de seus pais.
Logo, é importante que os pais saibam que não é a quantidade de horas passadas ao lado dos filhos que os educará, mas a qualidade do que se ensinou nessas horas, do carinho, da atenção, da demonstração do quanto está sendo importante aquele momento para todos os integrantes da família.
Com a modernidade, família não é mais uma instituição vista como indissolúvel, porém é necessário ao sucesso da mesma que haja zelo diário nas relações entre as pessoas que habitam o mesmo teto. E a melhor maneira de se fortalecer essa relação familiar é o amor em todas as suas extensões. Conforme escreve Esdras Costa Bentho,
"Deus é quem decidiu criar a família. Esta foi formulada para ser um centro de comunhão e cooperação entre os cônjuges. Um núcleo por meio do qual as bênçãos fluiriam e se espalhariam sobre a terra (Gn. 1.28).

A criança deve sentir-se amada e não mimada. A criança deve sentir-se amada e não abandonada.
Alguns pais chegam ao ponto de dizer: pago escola particular para meu filho para que ele seja educado, pois não tenho tempo.
Então vai lá ? quem não tem tempo de educar um filho, que não o faça, pois a partir do momento que ele nasceu, você pai e mãe são os responsáveis pela formação moral, física, intelectual e espiritual desse ser. Este é um caso em que não se consegue repassar a outrem as devidas obrigações.
Quando a mídia exalta a atitude de algum jovem diante à sociedade, o responsável pela formação de seu caráter são os pais. Já, quando a mídia coloca em destaque as atitudes agressivas e desrespeitosas de jovens para com a sociedade, a escola representada na pessoa do professor passa a ser o responsável direto pela formação daquele ser, isentando quase que por completo a responsabilidade dos pais.
Chega de hipocrisia. Já está mais do que na hora de cada um assumir suas reais responsabilidades na formação da sociedade. José Ingenieros argumenta
A hipocrisia é a arte de amordaçar a dignidade. Ela faz emudecer os escrúpulos nos homens incapazes de resistir à tentação do mal. É falta de virtude para renunciar ao mal e de coragem para assumir sua responsabilidade.
Ninguém pode cobrar do outro aquilo que não faz. Quem não educa e quem não instrui não pode esperar encontrar na sociedade pessoas educadas e instruídas.
Pais e mães eduquem seus filhos, cuidem deles, saibam passar valores de boa moral e de bons costumes.
Professores façam bem seus trabalhos, instruam seus alunos.
Pais e professores unam-se em prol de uma sociedade mais educada e instruída e quem sabe assim, menos violenta.
Léa Mattar Leister

Bibliografia
BENTHO, Esdras Costa: A família no Antigo Testamento ? História e
sociologia. Rio de Janeiro: CPAD, 2006, p. 24.
INGENIEROS, José. O homem medíocre. Ed. 2005, p.75 ? Editora Chain.
Minidicionário Houaiss de língua portuguesa./ organizado pelo Instituto Antonio Houaiss de Lexicogragia e Banco de Dados da Língua Portuguesa - 2004

Autor: Léa Mattar Leister


Artigos Relacionados


Para Sempre

Processo Ensino-aprendizagem: Uma Tarefa Da Escola E Da Família

O Grande Desejo Da Educação Com Projetos

Ética, Escola E Família

O Sentido Da Educação

"o Déficit De Aprendizado E O Currículo Escolar De Língua Portuguesa De 5ª Série Do Ensino Fundamental Da Escola Pública"

O Acompanhamento Da FamÍlia Na Vida Educacional Da CrianÇa