Evasão Escolar na Escola Municipal de Ensino Fundamental ''João Paulo II'', no Distrito de Roma, no município de Bananeiras/PB na modalidade EJA nos anos 2006 e 2007



1 INTRODUÇÃO

Segundo a revista Pátio, ano X, número 39, a evasão escolar é um problema que vem assolando o Brasil e na Escola Municipal de Ensino Fundamental "João Paulo II", localizada em Roma, no município de Bananeiras, não é diferente, os números da evasão escolar na Educação de Jovens e Adultos na escola supracitada são bastante relevantes. Nas etapas 2006.1, 2006.2, 2007.1, e 2007.2, em que foram as turmas pesquisadas, trouxeram resultados bastante significativos, que veremos mais a frente.
A presente monografia tem por objetivo identificar os números da evasão nesta escola em estudo na Educação de Jovens e Adultos e constatar as vontades dos alunos evadidos, no que diz respeito aos seus anseios como cidadão. Este trabalho está desenvolvido em cinco capítulos. O primeiro introduzirá o tema, dando enfoque aos demais capítulos da pesquisa realizada.
O segundo capítulo mostrará os procedimentos metodológicos utilizados para realização e organização da monografia.
No terceiro capítulo, teremos as referências bibliográficas sobre a história da Educação de Jovens e Adultos no Brasil, desde a chegada dos Jesuítas até os dias atuais. Também é objeto de estudo a evasão escolar na EJA, nas maiores cidades do território nacional e a quantidade de jovens e adultos que estão fora das escolas, sem trabalho e sem perspectivas de um futuro promissor.
O quarto capítulo é a apresentação dos números da evasão escolar na Escola Municipal de Ensino Fundamental "João Paulo II", na modalidade EJA, nas etapas 2006.1, 2006.2, 2007.1 e 2007.2 e o resultado do questionário aplicado com os alunos que abandonaram a Educação de Jovens e Adultos nestas etapas, onde a Educação não atendeu aos seus anseios ou expectativas, inclusive a ausência de uma Educação Profissional.
Por fim, serão feitas algumas considerações finais, onde expressam as conclusões do autor no que diz respeito à evasão escolar na Escola Municipal de Ensino Fundamental "João Paulo II" e no Brasil, seguida das referências bibliográficas e o apêndice, que finalizarão o trabalho monográfico.
Com a realização deste trabalho monográfico queremos estudar os motivos pelos quais os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental "João Paulo II", na modalidade EJA, nos anos letivos 2006 e 2007, compreendendo quatro períodos, se evadiram e mostrar os números da evasão escolar na escola supracitada, que por sinal é bastante elevado. Através desta pesquisa, desejamos também conhecer os incentivos que fariam esses alunos que deixaram os bancos escolares, voltarem aos estudos.
A pesquisa também revela que, apesar do alto número de alunos evadidos, muitos deles já voltaram à escola e até concluíram o Ensino Fundamental. Números que apresentaremos em capítulos posteriores.
Autor: Sérgio Reis Neves Da Silva


Artigos Relacionados


O Baixo Rendimento Dos Alunos No Terceiro E Quarto Tempo Do PerÍodo Noturno Na Terceira SÉrie A E B Do Ensino MÉdio/eja

Contextualização Social Do Eja

A EvasÃo Escolar E A Aprendizagem: Uma Reflexão

Educação Brasileira: Existe Qualidade No Ensino?

Evasão Escolar

A Educação Para Jovens E Adultos

EducaÇÃo De Jovens E Adultos Na VisÃo De Miguel Arroyo