Introdução da lingua Inglesa nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Através das circunstâncias obteve se a idéia de trabalhar a língua inglesa nos anos iniciais do ensino fundamental, devido que nessa faixa etária onde os educando estão iniciando seu processo de leitura e escrita eles apresentam mais facilidade de compreensão, assimilando melhor os conteúdos de ensino. E também estimula seu desenvolvimento cognitivo, com enfoque para as questões psicológicas e biológicas, pois inúmeros pesquisadores apontam que nesta fase da infância onde a linguagem desenvolve-se com mais eficácia, é este o momento que as potencialidades devem ser trabalhadas. O papel educacional da língua Inglesa é importante para o desenvolvimento integral do sujeito, devendo seu ensino proporcionar ao educando essa nova experiência de vida. Experiência que deve significar uma abertura para o mundo, tanto o mundo próximo, fora de si mesmo, quanto o mundo distante, em outras culturas.
O ensino da Língua Inglesa nos anos iniciais é uma forma de incentivar os educando onde as aulas são ministradas por alunos do primeiro ano do ensino médio, que se disponibilizaram a aplicar estas aulas, pois eles demonstram ótimo desempenho neste conteúdo em sala e domínio desta língua, assim os alunos sentem se mais interessados em aprender esta nova língua.
O intuito deste trabalho foi de preparar os educando dos anos iniciais do ensino fundamental para o conhecimento básico da língua inglesa, nos anos seguintes que incluem a disciplina no currículo, fazendo com que o educando dos anos iniciais conheça e perceba outra língua existente.
Através de estudos realizados pelo psicólogo suíço Jean Piaget percebeu se que, as crianças possuem uma forma particular de pensar e entender, chegando à formulação de sua teoria do desenvolvimento cognitivo (infantil). Segundo ele, o Período Operatório Concreto (07 aos 11 anos), é o período onde as palavras tornam-se ferramentas do processo do pensamento e a criança apreende os conteúdos a ela passado com mais facilidade. Por meio desta concepção da teoria de Piaget, podemos notar uma das razões para o ensino da língua inglesa nos anos iniciais do ensino fundamental, isso porque o educando quando chegar no sexto ano ele já saberá os termos básico da língua estrangeira ensinado a ele nas fases iniciais. Essas considerações teóricas, vão de encontro com a linguagem e desenvolvimento cognitivo, mostrando a capacidade intelectual da criança para aprendizagem de uma Língua Estrangeira em particular o Inglês.
Um dos principais fatores a que se deve ter atenção ao trabalhar qualquer língua estrangeira nas séries iniciais é o vocabulário. Este deve ser aprendido pela criança, sempre que possível, através do uso de objetos referidos, autênticos, ou com representação de material audiovisual. Para melhorar a pronuncia, é ótimo o uso de fitas ou CDs em que o educando das séries iniciais possa ouvir um nativo da língua sempre que necessário. O professor deve apresentar a matéria de forma interessante e significativa para cada faixa etária, podendo utilizar-se de jogos, músicas, vídeos, entre outros que ajudarão na fixação da matéria. A criança deve ser exposta as novas palavras de diversas formas, pois quanto mais vezes forem passadas o conteúdo de uma forma diferenciada, mas os alunos iram ser atingidos compreendendo mais sua pronuncia. Quando o inglês é apresentado como diversão, as crianças passam a ser estimuladas e desenvolvem uma ótima capacidade de concentração. Através de trabalhos lúdicos, a criança passa a ter uma finalidade em seu aprendizado. "Conseqüentemente, caberá ao professor dar uma melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem, cabendo a ele desenvolver novas práticas didáticas que permitam aos discentes um maior aprendizado." (NUNES, 2004, ON-LINE).
Estudos já comprovaram que uma criança assimila uma língua estrangeira, em particular o Inglês, com maior naturalidade quando começam mais cedo, pois dessa forma poderão dedicar mais tempo ao aprendizado da língua alvo, acumulando um conhecimento maior e mais sólido.
REFERÊNCIA
CHAGURI, J. P. A Importância da Língua Inglesa nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental. In: O DESAFIO DAS LETRAS, 2., 2004, Rolândia. Anais... Rolândia: FACCAR, 2005. 08 f. ISSN: 1808-2548
NUNES, Ana R. S. Carolino de Abreu. O Lúdico na Aquisição da Segunda
Língua. Disponível on-line in
. Acesso em 5 de maio de 2009.
OLIVEIRA, Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento: um processo sócio-histórico.
São Paulo: Scipione, 1993.
Teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus, 1992.
VILARINHO, Sabrina. Ensinando as cores em inglês para os anos iniciais! Graduada em Letras - Português e Inglês. Equipe Brasil Escola. Visualizado em: 05/04/2010. Disponível em:http://www.educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/ensinando-as-cores-ingles-para-os-anos-iniciais.htm.
Autor: Regiane Aparecida Alves Monteiro Siqueira
Artigos Relacionados
A Importância Do Ensino Da Língua Inglesa Nas Séries Iniciais
Metodologia Aplicada No Ensino De LÍngua Inglesa Na Escola Estadual Tobias Barreto
A Pronúncia Do Fonema ''th'' Na Língua Inglesa: Uma Análise Detalhada
O Ensino Obrigatório Da Língua Estrangeira Nos Anos Iniciais Do Ensino Fundamental
Entrevista Com Professor E Aluno De Língua Inglesa - A Problemática Do Ensino De Inglês Hoje.
Resenha Do Artigo “o Uso De Atividades Lúdicas No Ensino De Língua Inglesa Para Alunos Do 6° Ano Do Ensino Fundamental”
A PrÁtica Do Ensino De InglÊs No Ensino MÉdio Regular Noturno: Os Limites E As Possibilidades