Refletindo a questão ambiental



Nos últimos anos vem crescendo o interesse popular pelas causas ambientais, interesse este causado pelas grandes tormentas que devastam regiões do globo devido ao mau gerenciamento dos recursos naturais pelo homem
Torna-se importantíssimo analisar toda a conjuntura da vida do homem moderno desde as épocas de revolução industrial. Dentro desta nova maneira de reproduzir a vida capitalista, a nova mentalidade do ser homem vem sendo caracterizada pela exploração da natureza para seu mantimento, seja ele um capitalista em busca de matéria prima fundamental para sua atividade ou apenas um trabalhador assalariado que vive preocupado com sua subsistência e de seus familiares não se importando com maneira que se vem desenvolvendo as políticas de nossa sociedade. O importante e salientar a todos que nossa mãe natureza vem sendo mutilada e devastada por nossa ambição há séculos, por nossa falta de critica em frente a tal terrorismo, somente lembrando que a terra é um organismo vivo e que juntamente com ela vivemos uma dependência mutua, e no ritmo em que se encontra a situação, já é mais que passada a hora de nos elucidarmos frente as questões ecológicas que nos são de interesse tão quanto a preservação a vida.
Há séculos nossas indústrias vêm bombardeando nossas camadas superiores com gases tóxicos, nossas buscas por conforto e riquezas vêm nos levando ao desmatamento inconsciente, a poluição das águas, rios e mares vem a se tornar uma preocupação para governos de todo mundo, onde a preciosa agente da vida se torna objeto de luxo para muitos. Matamos nossos irmãos animais pelo simples fato de serem dispensáveis aos nossos objetivos, nos esquecendo que um dia poderemos também ser dispensados iguais a eles, que nenhum distúrbio causa ao ecossistema.
Devemos analisar nosso passado e vislumbrar o terror ou a benção que estamos prestes a ofertar incondicionalmente aos nossos filhos, netos e toda uma nova geração que certamente nos cobrara por nossos atos presentes, sejam eles bons ou maus. É passada à hora de nos conscientizarmos de nossos erros para com nossa própria preservação, é hora de enxergarmos o ser humano como parte de um todo integrado, como elo fundamental para nossa sobrevivência neste habitat sendo respeitosos aos demais organismos, antes que o planeta se revolte mais ainda e nos tornemos dispensáveis para esta nave chamada terra.
Thiago Gimenes. Fecea-Apucarana
Expressoonline.com.br

Autor: Thiago Eduardo Dos Santos Gimenes


Artigos Relacionados


Meio Ambiente E Progresso: Um Desafio Para A Sustentabilidade

Vida Animal: Amado Pela Natureza E Odiado Pelo Homem

O Futuro Do Planeta Depende De Nós!

Degradação Ambiental

Resumo Do Filme ''a Última Hora''

Meio Ambiente- Uma Breve Reflexão

O Futuro Do Planeta, Pesadelo Ou Sonho