O HOMEM COLOCA SEU AMBIENTE EM CRISE



Independente de estar ou não associado ao fenômeno do aquecimento anormal do planeta pode-se afirmar, com segurança, que estamos vivendo uma etapa de situações extremas, em vários sentidos, que podem ser associadas a citações bíblicas que remetem ao fim da vida na Terra.
Nas relações humanas, por exemplo, constata-se o aumento exagerado de práticas de atividades, sem nenhum fundamento de racionalidade, por parte de um número cada vez maior de pessoas, destacando-se as mais diferentes atividades criminosas, imorais e antiéticas. Entre elas está cometimento de atos violentos e crimes por motivos fúteis ou inexplicáveis. Também pode ser citado o comércio e o consumo de drogas e suas terríveis conseqüências não somente para traficantes e usuários, mas para toda a sociedade que, além de sofrer a violência, tem que pagar o custeio da Saúde Pública destinada aos viciados que já pertencem a todas as classes sociais.
Número expressivo de órgãos de comunicação de grande influência, na opinião pública, como a televisão, que deveria pregar exemplos de moral, ética e paz, age ao contrário. Escancara, diariamente, manchetes recheadas de cenas de violência, palavras e gestos de baixo calão com a finalidade de sustentar sua audiência e faturamento. É o negócio pelo negócio, o lucro pelo lucro, a lei da vantagem etc. tomando conta de, praticamente, todas as relações humanas.
Nas relações da sociedade com a natureza notam-se diversas práticas danosas à qualidade ambiental e de vida, de autoria das pessoas sem educação ambiental que, na maioria das vezes, não são penalizadas pelos seus atos. As práticas erradas do homem estão, pouco a pouco, mas num ritmo cada vez mais acelerado, colocando em risco a vida na Terra. A falta ou excesso de chuvas, as alterações do comportamento climático das estações do ano confirmam esta afirmação. Queimadas na seca, e inundações no período das chuvas atingem um número crescente de regiões, cidades e pessoas. Hoje, este problema não escolhe área geográfica, está presente em quase todo o mundo. No caso do Brasil registram-se focos de queimadas, urbanas e rurais, em quase todos os estados. Na região de Ribeirão Preto observam-se um cenário que chega a causar medo. Extensos trechos de pastos, capões de mato, capim de beira de rios, córregos e estradas estão completamente queimados em vários municípios.
Autor: Elias Vieira


Artigos Relacionados


Aquecimento Global

Rios De LÁgrimas

O Consumo De Drogas E Os Fatores Que Contribuem Para Tal Atividade Ilícita

Pacto X Impacto

O Que é O Crime Organizado?

Preservar O Meio Ambiente é Preservar A Própria Existência Da Humanidade

InteriorizaÇÃo Da ViolÊncia Urbana