A PRODUÇÃO TEXTUAL NO ÂMBITO DE SUAS DIVERSIDADES



A PRODUÇÃO TEXTUAL NO ÂMBITO DE SUAS DIVERSIDADES

SONIA MARIA FERREIRA MAGALHÃES

Produzir um texto é por em prática um processo de palavras que associam-se e formam as orações; dessa forma, as palavras se interrelacionam em blocos para formar uma série lingüística superior denominado de texto. É necessário dois planos importantes no processo de produção textual: O plano conceitual e o plano lingüístico, a utilização dos planos citados garantem ao texto uma melhor compreensão do que for dito, além de também se responsabilizarem pela organização textual.
Posto que o plano lingüístico e o conceitual estabelecem a coesão e a coerência textuais no qual recai sobre o autor do texto a responsabilidade de organizar, sistematizar e adequar as ideias à modalidade de texto que pretende produzir fazendo uma minuciosa seleção do vocabulário, para uma perfeita união lingüística de maneira coerente para que não fique desprovido de sentido, ambíguo, prolixo ou, até mesmo incoerente. Sabendo que quanto maior o conhecimento o assunto, mais facilidade de discursar sobre o mesmo. Cabe, portanto, ao professor de língua materna viabilizar o contato de seus alunos com o universo de textos que circulam socialmente, ensinando a produzi-los e a interpretá-los.
A visão errada do que seja um seja um texto faz com que a escola trabalhe um conjunto de frases curtas, privadas de significados, descontextualizados, tendo pouca competência discursiva. O "ensino tradicional" nas últimas décadas vem sofrendo críticas por ser entendido como a prática de analisar a língua em sua estrutura, sua gramática, sua constituição, e quanto ao ensino da produção textual, o "ensino tradicional" ainda está presente em grande número de salas de aula, que do ponto de vista metodológico coloca o aluno como receptor passivo, e o ensino de redação, como uma prática desagradável sem sentido.
Assim sendo, com a leitura possibilita-se um dialogo com novos textos, um cruzamento de conhecimentos, que serão de grande importância para o ato de escrever, pois ter o que escrever, o que dizer, vem não apenas com o ser humano e com a troca de experiências com os outros, mas com a grande variedade de textos explorados, tornando assim o leitor mais experiente.

ORIENTADORA: Professora Doutora Rosangela Lemos da Silva
UNIVERSIDADE VALE DO ACARAÚ ? UVA

REFERÊNCIAS

http://revistaescola.abril.com.br/debater-opinar-estimular-leitura-escrita

Autor: Sonia Ferreira


Artigos Relacionados


A ProduÇÃo De Texto

ProduÇÃo Textual Na Atividade Verbal

Resenha Livro IntroduÇÃo A LinguÍstica Textual

Resumo Do Livro ''a Coerência Textual''

O Contato Com O Texto Nas SÉries Iniciais

A Importância Da Produção Textual No Ensino Superior

O Texto Informativo Em Destaque