FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Portanto, diante deste contexto a Educação Física procura uma educação intergral do corpo, mente e espírito, assim a descoberta da corporeidade pelas crianças confirmam a construção de aprendizagens significativas com qualidade, utilizando o movimento como instrumento pedagógico de desenvolvimento motor e cognitivo. Por isso, a contextualização da prática educativa com a realidade onde esta inserido as crianaças é de findamental importância, visto que, o trabalho desta área de conhecimento está inserido em uma realidade com fortes componentes históricos e sociais que perpassaram e imbutiram suas concepções na metodologia ao longo do processo de embasamento legal e tecnológico da Educação Física. A cultura do movimento, permite a Educação Física preparar o aluno para ser praticante ativo e lúdico em um compartilhamento social de análise crítica de informações oriundas da mídia. Assim os objetivos não abarcam mais uma visão tradicional e metódica, de passos bem executados. Todavia surgi uma disciplina que repensando seus objetivos e metodologia possibilita aos alunos uma significação nos motivos e sentidos das práticas corporais.
Dentro deste perspectiva o ato multidimensional do ensinar releva a importância da ação docente, cabendo ao professor o papel de auxiliar os alunos na compreensão do sentir e relacionar-se na cultura corporal de movimento, pois não é foco do ensino o movimento, mas sim do homem em movimento. Consoante, os planos didáticos de ensino em seus princípios metodológicos precisam comportar o respeito aos diversos níveis de desenvolvimento apresentados por cada aluno, bem como, seus interesses, embasados na inclusão, diversidade e adequação das estratégias de ensino. Porém quando a metodologia empregada pelo professor restringe-se a técnicas, a atividade realizada perde seu valor no processo maior de Educação, ou seja, acaba por se constituir em prática alienada, sem possibilitar ao aluno a tomada de consciência no seu contexto socio-cultural.
A compreensão da corporidade é eminente de uma prática educativa, que tem como finalidade aprender a conhecer e a perceber, de forma permanente e contínua, seu corpo, suas limitações, na perspectiva de superá-las, e suas potencialidades, no sentido de desenvolvê-las, de maneira autônoma e responsável, ou seja, viver plenamente sua corporeidade, de forma lúdica, tendo em vista a qualidade de vida, promoção e manutenção da saúde. Segundo Le Boulch (apud Barros e Barros, 1972) as crianças que estão na faixa etária entre 2 e 7 anos devem ser estimuladas ao máximo em sua capacidade de criação e por isso as aulas de educação física na escola devem basear-se no atendimento aos diversos aspectos naturais da vida ao ar livre e na liberdade de movimentos, ou seja, expansão de atividades espontâneas e criativas.
Outro ponto fundamental que requer atenção especial é a avaliação do processo de ensino em Educação Física, pois como em toda avaliação alude na ponderação de peculiaridades envolvidas no decorrer do processo, portanto, o eixo propulsor versa: O que avaliar. Caso o professor limite a avaliação a distribuição de uma nota, o caráter da totalidade exercido pela mediação é nulo. Porém quando a avaliação pauta-se nas facetas afetivas, sociais e corporais, elucidando ao avanços e desenvolvimentos tanto no campo cognitivo, quanto motor, os objetivos revelam-se na capacidade do sujeito construir sua aprendizagem na mediação do professor, compreendendo e reelaborando sua motricidade, como ação intencional.
Perante a análise e discussão dos objetivos da educação física escolar, feitas anteriormente, a conclusão mais importante é que realmente existe uma necessidade de se alterar o modo como a avaliação é realizada a fim de se tirar um maior proveito do processo ensino-aprendizagem, em todo o complexo biopsicossocial da criança.
REFERÊNCIAS
Betti, Mauro e Zuliani, Luis Roberto. Educação Física Escolar: Uma Proposta de Diretrizes Pedagógicas. Disponivel em: ww3.mackenzie.br/editora/index.php/remef/article/view/1364/1067
Safons, Marisete Peralta e Pereira, Márcio de Moura. Princípios Metodológicos da Atividade Física para Idosos.Disponível em: http://www.cref7.org.br/Topicos/Publicacoes/LivroAFidosos.pdf Acesso em 10 Out. 2010.
Palafox, Gabriel Humberto Muñoz e Nazari Juliano.
Abordagens metodológicas do ensino da Educação Física escolar. Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd112/abordagens-metodologicas-do-ensino-da-educacao-fisica-escolar.htm Acesso em 10. Out. 2010.
Autor: Karla Wanessa
Artigos Relacionados
Educação Física Escolar: Uma Análise Da Opinião Dos Alunos De 6º E 9º Ano
A Importância Da Educação Física No Desenvolvimento Da Criança Com Síndrome De Down
A ImportÑcia Do Atestado MÉdico Na EducaÇÃo FÍsica Escolar
Ética, Ideologia E Poder Na EducaÇÃo FÍsica Na PercepÇÃo De Professores De TrÊs Escolas Da RegiÃo Metropolitana De BelÉm
A EducaÇÃo FÍsica Como Mediadora Para O Desenvolvimento Congnitivo Das CrianÇas Nas SÉries Iniciais Na Escola Da Rede Municipal De AraguanÃ-to
Educação Física E Os Temas Transversais
A Importância Da Educação Física Para A Educação Infantil, Na Formação Do Aluno