A Renovação Das águias...



De todas as aves, a águia é a espécie de maior longevidade.

Elas chegam a viver setenta anos, mas para atingir essa idade, aos quarenta anos elas têm que tomar uma difícil decisão: a da sua renovação. 

Nessa fase da vida, as suas unhas já costumam estar compridas demais e muito flexíveis, o que lhes dificulta a captura de presas para a sua alimentação e subsistência. 

O seu bico também, que antes era alongado e pontiagudo, inicia agora um processo irreversível de encurvamento e, além disso, as suas asas também já se encontram envelhecidas e pesadas, em função da grossura das suas penas. 

E nessa fase da vida, voar já é uma tarefa extenuante e difícil para ela e é então que ela percebe que só tem duas alternativas: morrer ou enfrentar um doloroso processo de renovação que dura aproximadamente 150 dias. 

E é isso que ela escolhe: um processo de renovação que consiste em voar para o alto de uma montanha e se recolher em um ninho próximo a um paredão de pedra, onde ela não necessite voar e então, depois de encontrá-lo, ela começa a bater com o bico no paredão até arrancá-lo por completo, após o que, ela espera pacientemente pelo nascimento de um novo bico, com o qual arrancará, uma a uma, todas as suas velhas unhas. 

E quando lhe nascem as novas unhas, ela passa então a arrancar, com elas, as suas velhas penas., o que dura aproximadamente cinco meses, após o que ela sai para o vôo da renovação, pronta para viver por mais uns trinta anos ... 


Autor: Marcelo Cardoso


Artigos Relacionados


País De Duas Faces

SolidÃo...

TraÇos De Um Povo

Moradores Do Tempo

Nordeste Que JÁ Morreu

É Preciso Sonhar

DiÁrio De Um Depressivo