O "overselling" nas empresas de hospedagem



Na indústria de hospedagem de sites "Overselling" é o termo utilizado para definir quando uma empresa fornece serviços e recursos que, se num dado momento todos os seus clientes utilizassem da totalidade dos serviços anunciados ocorreria uma situação insustentável que levaria a falhas críticas no servidor. Normalmente o "overselling" diz respeito ao uso de espaço em disco e ao tráfego de dados mensal. Por exemplo: Se uma empresa de hosting dispõe de 100Gb de espaço no servidor e tem 20 clientes fornecendo a cada cliente 5Gb de espaço, então a empresa está praticando "overselling".

O "overselling" é, antes de mais nada, uma estratégia de marketing que tem dado resultados. No exemplo acima, é oferecido 5Gb de espaço para cada cliente mas se só tiver 20 clientes a empresa constatará que nem todos eles usarão os 5Gb ficando assim muito espaço em disco que ainda pode ser utilizado. Neste caso as empresas optam por correr um certo risco e "vender" mais pacotes para aquele mesmo servidor. O prognóstico é que nem todos os clientes usarão a totalidade do espaço que contrataram "liberando" assim recursos para outras contas.

Esta prática é muito usada nas telecomunicações, por exemplo. Estas empresas têm milhões de clientes mas nem todos vão realizar chamadas simultâneamente. Se isso acontecesse a infraestrutura não aguentaria. No entanto na realidade é praticamente impossível que esta situação ocorra. Portanto o uso do "overselling" não é totalmente negativo se for acompanhado de perto por técnicos e serviços de monitorização que facultem a todos os clientes aquilo que eles realmente adquiriram permitindo assim a maximização dos recursos das empresas de hospedagem.

Acreditamos que a maior parte das grandes empresas de hospedagem de site usa o "overselling". Elas hospedam milhares de sites num único servidor prometendo espaço e transferência de dados ilimitados. Algumas conseguem gerir muito bem os seus recursos "tirando" de uns e "oferecendo" a outros mantendo assim todos os clientes satisfeitos.

Alguns problemas podem ocorrer devido ao uso desta estratégia:

A velocidade dos links pode diminuir

O servidores podem ficar instáveis

O downtime pode aumentar

Pode aumentar o tempo de resposta por parte do suporte técnico


Algumas técnicas usadas pelas empresas:

Largura de banda e espaço em disco rigorosamente monitorizados em cada servidor

Mudança de servidor para sites que apresentem números críticos

Alteração mensal da largura de banda contratada para o datacenter de acordo com o acréscimo de clientes

Contratação de pessoal técnico em caso de aumento súbito de clientes.
Autor: Nelson Rabello


Artigos Relacionados


O Que é Hospedagem Compartilhada

Hospedagem Compartilhada

Tipos De Hospedagem Web

Pacotes De Hospedagem De Sites

O Que Pode Uma Hospedagem De Site, Fazer Por Si?

Serviços De Email

A Largura De Banda E A Hospedagem De Sites