Como facilitar a navegação no seu site



Não adianta termos objetivos de marketing e metas definidas para o nosso site, se os visitantes não conseguem encontrar o que querem ou não conseguem executar uma ação importante, não seremos capazes de cumprir aqueles objetivos. Um site de fácil navegação deve seguir os seguintes princípios essenciais:

1 - O menu principal e as opções devem aparecer de forma consistente em todas as páginas e exatamente no mesmo local.

2 - As páginas grandes do site devem ter links para o topo, para que os usuários não precisem percorrer todo o caminho de volta até o topo para encontrar os links de navegação.

3 - Menus secundários, para permitir que os usuários vislumbrem o que vão encontrar dentro de uma determinada área.

4 - Um Mapa do Site deve fornecer uma visão geral da estrutura do site.

5 - Links de navegação para permitir que os usuários saibam onde(em que página) estão.

6 - Para os sites grandes, com muitas informações, produtos ou serviços é imprescindível uma caixa de busca(pesquisa) de fácil acesso para que as pessoas possam encontrar facilmente o que procuram. Uma caixa de pesquisa dá um valor de alta usabilidade ao site. Saiba que qualquer desenvolvedor web que não utiliza uma caixa de pesquisa num grande site tem uma enorme chance de fracassar.

7 - Usar links de texto. Não se deve usar ícones porque as pessoas precisam se lembrar. É uma boa prática usar as palavras chaves que são também os termos de busca. Os spiders(robôs) dos motores de busca não podem ler os ícones, por outro "gostam" muito de texto.

8 - Todos os links de navegação e contextuais devem ser testados, usando ferramentas online, para garantir que estejam funcionando corretamente, trazendo assim os visitantes para a página correta.

A navegação é um dos fatores de usabilidade que podem afetar drasticamente o seu sucesso online. Um site simples e fácil de usar, passa aos visitantes uma boa impressão de seu negócio. Um site que não consegue executar em seu computador vai fazer exatamente o oposto.

Geralmente, não conhecemos as opções específicas sobre o navegador utilizado pelos usuários do nosso site ou se usam algum plugin para bloquear pop-ups, por exemplo, ou a velocidade das suas conexões com a Internet. Alguns desenvolvedores usam softwares para recolher as configurações dos navegadores dos usuários, mas algumas estatísticas já podem nos ajudar bastante. Nos países desenvolvidos, mais de 80 por cento das pessoas usam conexões de banda larga, esse número é bem menor em países menos desenvolvidos. A maioria ainda pode usar a resolução do monitor 1024 x 768 ou superior. Pelo fato de muitas pessoas ainda usarem conexões de baixa velocidade, devemos desenvolver um site que funcione para todos os usuários.

Com estas estatísticas saberemos se devemos fornecer um conteúdo de mídia rica(muitas imagens, vídeos, áudio, flash) e como desenvolveremos nosso site. Precisaremos de coletar estatísticas mais precisas sobre os visitantes utilizando diversos meios, estas pesquisas podem ser através de grupos de usuários no mercado-alvo, para oferecermos alternativas para os usuários com conexão lenta. É bom testarmos nosso site nos navegadores mais utilizados em diferentes versões para avaliarmos o desempenho e a compatibilidade. No Brasil, segundo o site www.statcounter.com(em outubro de 2010) a maioria, 49 por cento dos usuários ainda usam Internet Explorer, 31.37 por cento utilizam o Firefox, e 18.36 por cento dos usuários usam o Chrome. Visite nossa Hospedagem de Site
Autor: Nelson Rabello


Artigos Relacionados


Seo | A Importância Da Otimização De Sites

Como Divulgar Seu Site

25 Maneiras De Transformar Visitantes Em Clientes

Um Erro Muito Comum Em Web Sites Novos

Divulgar Site | Publicidade Online | Site Busca | Espalhando

Backlinks São Realmente Importantes Em Marketing On-line?

6 Super Dicas Para Seo – Aprendendo Com Metafour.com.br