Estou Chefe, logo sou.



Leitores. Muitos chefes ou responsáveis para usar um termo mais atual, encontram grande dificuldade quando são promovidos a cargos de responsáveis por equipes. Alguns pensam que se foram escolhidos é porque podem tudo e estão "podendo" como se diz em uma linguagem mais informal, quando não pensam "agora é minha vez vou descontar tudo que me fizeram estes anos" e ai começam os problemas.

Mas porque isso acontece?

Para algumas pessoas o momento da passagem de um cargo técnico para um cargo de chefe, gerente ou responsável muitas vezes é traumático, existem aquelas pessoas que se sentem inseguras e por isso é precisam mostrar que agora quem manda é elas e todos devem obedecê-las, não entendem que são Chefes porque estão chefes naquele momento, o não entendimento desse conceito é um péssimo inicio de gestão porque um bom líder é aquele que consegue influenciar sua equipe a fazer o que é melhor para aquele momento, para aquela situação e não impor a sua vontade simplesmente porque é chefe.

Alguns Chefes quando assumem o novo posto não estão preparados ou porque não tiveram quem os orientassem ou ainda não tem maturidade o suficiente para liderar uma equipe onde é necessária além de excelentes conhecimentos técnicos uma boa dose de experiência para entender o jeito de ser das pessoas. Um dos maiores desafios para os novos chefes é ser promovido e assumir a equipe de que fazia parte. Como cobrar resultados? Como dar a palavra final? A angustia desse novo Chefe aumenta ainda mais quando ele sabe que durante os primeiros meses esta sendo observado e pressionado para entregar resultados da mesma forma que um Chefe mais experiente entrega.

Mencionarei a seguir alguns "procedimentos" que podem favorecer a jornada de um novo Chefe.

1. Deixe claro o que você espera da equipe e procure saber deles o eles esperam de você, procure sempre, se possível entrar em consenso.

2. Evite usar a primeira pessoa "eu" use sempre "Nos" mesmo porque sem a sua equipe você não vai atingir os objetivos e metas da área

3. Lidere a partir de exemplos. De exemplos de como você resolveu os mesmos problemas quando você não era chefe.

4. Procure integrar-se a sua equipe, conhecer as pessoas que fazem parte dela e de chance a elas para mostrar o que sabem ou que precisam melhorar.

5. Explique a eles que para cada tarefa a um perfil de pessoa para executa-la agindo assim você evita o ciúme e consegue o equilíbrio da sua equipe.

6. Seja justo nas suas decisões porque às vezes quando se é bom podemos cometer injustiças.

A promoção sempre é um passo importante e esperados para nossas carreiras por isso é bom que estejamos sempre preparados para assumir novos desafios e ter em mente que esse processo demanda uma transformação interior (novas atitudes e comportamentos) e uma das mais importantes transformações é entender que se é Chefe porque se está chefe nesse momento e cenário. Vamos refletir sobre isso! (Conheça o livro Escrevendo sobre Gestão Refletindo com 20 temas motivacionais) acesse www.falandodegestao.com.br

Autor: Pedro Paulo Galindo Morales


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