Ressignificação da Educação Tributária no Ensino Médio



Programa Nacional de Educação Tributária-PNEF
Programa Educação Fiscal do Rio do Sul ? PEF/RS
Curso de Disseminadores de Educação Fiscal
E.E.E.F.M "Augusto de Oliveira"










Ressignificação da Educação Tributária no Ensino Médio








Autor: Cláudia Guerra Cardoso Santos










Projeto apresentado no Curso de Disseminadores de Educação Tributaria Fiscal, no ano letivo de 2008.









Braço do Rio, 2008.




IDENTIFICAÇÃO

Escola: EEEM "Augusto de Oliveira"
Público ? Alvo: Ensino Médio
Período: Setembro a Dezembro
Ano: 2008


1- INTRODUÇÃO


Este projeto sobre educação tributaria objetiva trabalhar com os alunos do Ensino Médio nos períodos de setembro a dezembro no decorrente ano de 2008. Assim, o desenvolvimento deste se dará na escola "Augusto de Oliveira" e o mesmo seguirá um plano de ação que direcionar todo trabalho escolar, neste contem atividades, metodologia, avaliação, recursos e o responsável pela execução do mesmo. Além disso, o projeto está estruturado em justificativa do projeto, objetivos gerais e específicos, avaliação do projeto e conclusão/resultado esperado.



2- JUSTIFICATIVA

Trata-se de um projeto educacional que visa reforçar e conscientizar a comunidade escolar, deste distrito, a respeito do processo de recolhimento de imposto, a origem dos tributos, além de formarem cidadãos críticos e participativos da vida econômica do município. Acreditamos que só é possível fazer algo ou cobrar dos órgãos competentes quando estamos envolvidos e participando ativamente é fazendo parte deste processo econômico. Além de fazer com que os alunos através de uma variedade de atividade proposto e estudo mais profundo da importância da nota fiscal e a relação que tem dos recursos públicos recebidos pelas escolas. Bem como aplicação do dinheiro, tipos de imposto municipais, estaduais e federais; órgão responsável e competências de cada um. Além disso, envolvimento da comunidade local como parceria, os pais, funcionários, comerciantes e outros.
Por acreditar que só com educação que se consegue formar cidadão de bem e consciente de seus direitos deveres numa sociedade em que na maioria das vezes a justiça não é cem por cento eficazes na resolução de problemas sociais. E que muitas pessoas que pagam impostos ainda não têm seus direitos garantidos. Com certeza, ao colocarmos em prática este projeto na comunidade escolar, conscientizando-os dos seus direitos e deveres, garantiremos uma sociedade mais consciente e participativo da vida economia do município e com isso faremos a diferença.

3- OBJETIVO GERAL

Promover situações de aprendizagem ao corpo discente e docente para que reconheçam as fontes de recursos públicos de forma que consigam relacionar a nota fiscal com recursos recebido pela escola.

3.1 OBJETIVOS ESPECIFICOS

1-Desenvolver atividades que promova a toda participante conhecer por meio de pesquisas a origem do tributo.
2-Identificar as fontes de recurso publica no município.
3-Produzir textos analíticos a respeito de temas polêmicos estudados em sala de aula e ao mesmo tempo possibilitando debates a cerca do tema em questão.

4. PLANO DE AÇÃO
1- Desenvolver atividades que promova a toda participante conhecer por meio de pesquisas a origem do tributo.
Indicador do objetivo: % de alunos que sabem o que é tributos.
Meta: 100% dos participantes ampliam seu conhecimento.
Atividade Metodologia Responsável. Recurso Avaliação Meio de Verificação Prazo
Pesquisa em revista sobre tributos. Introduzir o tema Tributos na sala de aula. Professor Material didático. Trabalho em sala de aula. Participação
Efetiva do participante Outubro
Trabalho em grupo com textos informativo sobre sonegação. Momento de discussão e diálogo sobre o tema. Alunos e Professor Livros
Revistas Trabalho em sala de aula. Participação ativa. Outubro de 2008

Palestras com responsável pelas finanças do município. Propiciar os alunos sobre os recursos administrativos de forma geral da escola e do município. Alunos Palestrantes. Relatórios Listas de presença e entrega de relatórios. Novembro.



2-Identificar as fontes de recurso publica no município
Indicativo do objetivo: % de alunos que pedem nota fiscal no inicio do projeto.
Meta: 70 % de aumento de alunos que pedem notas fiscais.

Atividade Metodologia Responsável. Recurso Avaliação Meio de Verificação Prazo
Preenchimento de questionário Entrega de questionário aos participantes. Autores do projeto. Questionário elaborado e impresso.
Tabulação dos dados. Atingir a maioria do publico-alvo. Recolhimento dos questionários devidamente preenchidos. Setembro
Realizar debates em sala de aula


O que os alunos sabem a respeito de tributos e sonegação Professor Materiais didáticos Trabalho em sala de aula. Participação ativa dos alunos. Outubro
Aplicação de questionário
Entrega de Questionários
E tabulação de dados Autores do projeto. Questionários impressos. Atingir a maioria alvo - publico. Recolhimento dos questionários. Dezembro




3-Produzir textos analíticos a respeito de temas polêmicos estudados em sala de aula e ao mesmo tempo possibilitando debates a cerca do tema em questão.

Indicativo do objetivo: % de alunos que sabem fazer análise de situações estudadas a respeito do tema.
Meta: 80% dos alunos fazem textos analíticos.

Atividade Metodologia Responsável. Recurso Avaliação Meio de Verificação Prazo
Produção de texto, cartazes e parodias.

Mostra dos trabalhos. Exposição de assuntos estudados e pesquisados.

Exposição dos trabalhos no pátio da escola. Professor
Alunos. Livro
Revistas
Jornais
Tesoura
pincel Exposição dos trabalhos elaborados em sala de aula. Participação ativa. Novembro.


5. AVALIAÇÃO DO PROJETO
O projeto será avaliado a partir dos trabalhos que serão desenvolvidos pelos alunos no decorrer do mesmo. Assim, verificaremos se os objetivos foram alcançados com as metodologias adotados na execução de cada atividade. Pois de acordo com Moura1 (2007): "É a analise dos resultados dos obtidos através da realização das atividades do projeto, verificando em que medida a objetiva forma alcançados; avaliação mede os resultados e impactos, com foco na eficácia do projeto". Assim o processo de avaliação deve segui critérios e uma estrutura que possa ajudar analisar todos os parâmetros envolvidos no projeto. Então, avaliar é necessário e viável para o bem do projeto, sendo analisado nos aspectos positivos e negativos, tanto a participação dos envolvidos bem como os recursos utilizados e outros.


6. CONCLUSÃO/RESULTADOS ESPERADOS

Conclui-se que o projeto se trata de um tema muito importante para nossa e que deve ser trabalhado nas escolas, pois busca enfatizar a questão dos recursos públicos do município em relação à aplicação deste nas escolas e outros setores em geral. Quando se fala em tributos muitas pessoas não sabem o que é. Então, procuraremos abordar os aspectos mais relevantes para a comunidade escolar. Informações que farão uma grande diferença na vida das pessoas. Assim, desta forma esperamos que esse projeto que será desenvolvido nas escolas, os alunos realmente aprendam o significa do que é tributo e as fontes de recursos públicos e bem como quais órgãos são responsáveis pelas cobranças, aplicação dos recursos no município e que os alunos se conscientizem da importância da nota fiscal. Não só os alunos, mas todos que estão envolvidos no desenvolvimento do projeto intitulado "Ressignificação da Educação Tributaria no Ensino Médio".

7. BIBLIOGRAFIA
BRASIL. Ministério da Fazenda; Ministério da Educação. Programa Nacional de Educação Fiscal. 2 ed. Atual. Brasília. S.ed. 2004-. 4 v.

Autor: Claudia Guerra Cardoso Santos


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