A música folclórica amazonense: um instrumento facilitador do ensino-aprendizagem de Física no Ensino Médio
Co-autora: Josefina Barrera Kalhil2
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS ? UEA3
RESUMO
Ensinar, ainda hoje, se constitui num desafio para muitos professores, principalmente aqueles que transmitem conhecimentos de forma tradicionalista e não buscam conduzir suas aulas por meios pedagógicos capazes de facilitar o ensino-aprendizagem. Nos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN consta que: "com a utilização da Arte é possível transformar continuamente a existência, mudar referências a cada momento, ser flexível". A música folclórica amazonense pode ser usada como recurso artístico e auxiliar no desenvolvimento de conteúdos escolares específicos como os das ciências da natureza e, também, no trabalho pedagógico de aprendizagem do aluno de ensino médio, por meio de investigação interpretativa de suas composições. As letras produzidas nas músicas folclóricas do Amazonas falam de um povo que possui uma cultura ligada às ciências da natureza, como a mata, os rios, lagos, floresta, caça e pesca. Enfim, toda a riqueza natural de uma região que pode contribuir com os alunos de ensino médio na construção de conhecimentos da Física. As diretrizes metodológicas utilizadas foram as de abordagem bibliográfica descritiva, em livros específicos e revista eletrônica, além da pesquisa exploratória e de campo por meio da observação. O intuito deste é o de diagnosticar a preferência musical dos alunos, além da necessidade de inclusão da música na grade curricular com conteúdo necessário para o ensino da Física. Dessa forma, a música pode constituir-se em um instrumento facilitador do processo de ensino-aprendizagem da Física e de outras ciências.
Palavras-chave: música, folclore, aprendizagem, ciências naturais, Física.
The Amazonian Folk Music: An instrument to facilitate the teaching and learning of physics in high school
ABSTRACT
Teaching, even today, is a challenge for many teachers, especially those that transmit knowledge in a traditionalist and do not seek to lead their classes by educational means that can facilitate the teaching and learning. National Curriculum Parameters - NCP reported that: "with the use of art can transform continuously existence, change references to each time are flexible." The Amazonian folk music can be used as a resource and assist in the artistic development of content specific to the school of natural sciences and also in the pedagogical work of student learning in high school, through interpretive research of his compositions. The letters produced in the folk music of the Amazon speak of a people that have a culture linked to the natural sciences such as forest, rivers, lakes, forests, hunting and fishing. Finally, all the natural wealth of a region that can contribute to the high school students to the knowledge of physics. The guidelines used were the methodological approach of descriptive literature on specific books and electronic journal, in addition to exploratory research and field through observation. The purpose of this is to diagnose the students' musical preference and also the need for the inclusion of music in the curriculum content required for the teaching of physics. Thus, music can act as an instrument for facilitating the process of teaching and learning of physics and other sciences.
Keywords: music, folklore, learning, natural sciences, physics
1 INTRODUÇÃO
Considerando que o ensino-aprendizagem é a preocupação de todos os educadores e que a busca por novos métodos pedagógicos tem sido constante é que se elaborou este artigo,
__________________________
1Aluna do curso de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências na Amazônia.
2Profª Drª em Ciências Pedagógicas do curso de mestrado profissional em Ensino de Ciências na Amazônia
3 Instituição promotora do curso de mestrado em Ensino de Ciências na Amazônia
no intuito de se criar nas escolas, condições de acesso ao conhecimento de Física respeitando as diversidades regionais, culturais, sociais e políticas em detrimento do ensino tradicional e tecnicista, ainda, muito utilizados
O Ministério da Educação e Cultura implantou os Parâmetros Curriculares Nacionais-PCN, amplamente discutidos, a fim de contribuírem com a aprendizagem no ensino fundamental. Esses Parâmetros servem de referências nacionais comuns ao processo educativo em todas as regiões brasileiras e têm contribuído também, para a aprendizagem no ensino médio. A arte é ressaltada nos PCN por ser muito pertinente para o ensino-aprendizagem ao promover no aluno o interesse por se expressar, de forma lúdica, por meio de teatro, música, pintura.
A música folclórica, objeto deste artigo, pode servir como instrumento para o processo de ensino-aprendizagem da disciplina Física e como motivação para os alunos, que ao utilizá-la, seja cantando ou apenas escutando passem a compreender melhor os ensinamentos dos professores, interagindo por meio dos sons e das letras, interpretando-as e aplicando-as ao dia a dia.
Busca-se inovar, não só utilizando a música folclórica, mas inserindo subsídios que despertem nos alunos a curiosidade pelo conhecimento da região em que vivem. A idéia é ensinar por meio da música que fale de sua terra, como a música folclórica amazonense, que por suas letras e canções típicas mostra toda a cultura e tradição do povo, como: suas matas, rios, comida típica, índios, florestas. Além disso, é capaz de transmitir conhecimentos necessários aos alunos para que possam manter relações entre o saber científico e o cotidiano. É rica em material para o ensino-aprendizagem da Física no ensino médio, já que tudo que está ao redor do homem é físico.
De acordo com a pesquisa sobre a epistemologia da Física observou-se que ela é considerada uma das mais antigas disciplinas acadêmicas, mas mesmo assim os alunos ainda sentem dificuldades para entendê-la. Ela trata dos componentes fundamentais do Universo, as forças que eles exercem e os resultados destas forças, ou seja, estuda os fenômenos naturais em todos os seus aspectos. Surgiu da necessidade do homem de conhecer o mundo natural e controlar e reproduzir as forças da natureza em seu benefício.
Os primeiros estudos científicos sobre os fenômenos da natureza foram feitos na Grécia Antiga. As indagações estavam sempre presentes surgindo daí, os filósofos naturais, que por meio do raciocínio filosófico na busca por explicações sem recorrer ao Ser Supremo tentavam fazer o mundo parecer racional. Muito sobre a filosofia que envolve a Física pode ser encontrado em Filosofia, Metafísica, Ciência e método científico. Conforme Empédocles, os filósofos puderam constatar o princípio de todas as coisas, onde a filosofia sempre estará presente. Filosofia não é ciência, mas pode ajudar a compreendê-la.
Mediante o breve conhecimento sobre o surgimento da Física, pode-se dizer que é uma disciplina de fácil compreensão, mas ainda não entendida totalmente, pelas dificuldades de transmissão.
Para os alunos de ensino médio, aprender Física é estimulante, já que a música faz parte de suas vidas desde o nascimento quando são ninados. A musicalidade é um processo cognitivo e sensorial que envolve o contato com o mundo sonoro e as percepções rítmica, melódica e harmônica. Mesmo com a mudança das letras, o movimento e encenações variam, mas a essência continua. As canções encantam o cotidiano e o imaginário.
Na prática ficou evidente que a música ao fazer parte da escola, incentiva os alunos a estudarem mais, como é o caso das fanfarras escolares e corais. A utilização de atividades lúdicas nas escolas pode ajudar, ainda, na melhoria dos resultados obtidos pelos alunos contribuindo para diminuição dos altos índices de fracasso e evasão escolar.
A música folclórica amazonense pode ser utilizada por meios interdisciplinares, buscando a superação da disciplinaridade. O professor desempenha um papel muito importante na formação dos alunos e ao inovar seus ensinamentos, facilitando a aprendizagem poderá ter resultados compensadores, já que o aluno necessita de incentivos, de desafios para manifestar suas competências.
Dessa forma, o aluno amazonense, ao investigar sobre a cultura de sua terra poderá apreender e praticar cientificamente o que lhe é ensinado na disciplina Física que faz parte do currículo do Ensino Médio e, aprendendo, se constituirá de um aprendizado geral e específico tão pouco conhecido por outros alunos do resto do Brasil.
O objetivo do trabalho é mostrar aos alunos de ensino médio das escolas públicas, a importância de apreender conceitos e desenvolver a capacidade de cognição por meio da música folclórica amazonense, cujo intuito é o de dinamizar e facilitar como instrumento o processo de ensino-aprendizagem das aulas de Física.
Autor: Rosa Suzana Batista Farias
Artigos Relacionados
O Ensino Dos Fenômenos Da Corrente Elétrica
Implementação Da Capoeira Nas Aulas De Educação Física Do Ensino Fundamental Ii E Médio Das Escolas Públicas De Macapá
Música Como Facilitadora Do Processo De Aprendizagem
A Importância Da Musica No Cotidiano Escolar, Uma Importante Ferramenta No Processo De Aprendizagem
Mídia Didática Para O Ensino De Física
O Ensino Da Geometria Em Escolas Estaduais E Municipais .
Educação Física Escolar: Uma Análise Da Opinião Dos Alunos De 6º E 9º Ano