A TRANSDISCIPLINARIDADE PARA A RESSIGNIFICAÇÃO DO SER HUMANO NA CONCEPÇÃO DE NICOLESCU, MARQUES e ROCHA FILHO ET AL.



Rosa Suzana Batista Farias1
AldaLúcia Macedo dos Santos2
Paulo José Almeida de Souza3
Amarildo Menezes Gonzaga3

RESUMO

Este trabalho expõe a triangulação de três obras publicadas pelos autores: Basarab Nicolescu, O Manifesto da Transdisciplinaridade; Mário Osório Marques, Educação nas Ciências e João Bernardes da Rocha Filho et al., Transdisciplinaridade: A natureza íntima da educação científica sob diferentes perspectivas, como as similaridades e as diferenças entre elas, no intuito de se analisar e discutir distintamente cada uma das obras originando, dessa forma, algumas considerações a respeito da metodologia transdisciplinar. No Manifesto da Transdisciplinaridade, Nicolescu aborda as duas revoluções que realmente foram verdadeiras, a quântica e a informática e que a revolução informática poderia contribuir para a evolução humana, mas que infelizmente o homem, a utiliza para se autodestruir e destruir tudo que está a sua volta. No, Educação em Ciências, Marques remete sobre a interlocução de saberes, que é aprender a partir do que se sabe em direção a outros saberes ampliados. Para Rocha Filho et al. no livro Transdisciplinaridade: A natureza íntima da educação científica a abordagem feita é sobre a transcendência das dimensões epistemológica, psicológica, didática, política e religiosa que levam os profissionais da educação a refletirem a respeito do que é levado para a sala de aula. O objetivo do trabalho é triangular as obras de Nicolescu, Marques e Rocha Filho et al. no intuito de contribuir para a ressignificação do ser humano pós-moderno a partir de suas concepções.
Palavras-chaves: Triangulação, obras, similaridades, diferenças.

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1 Aluna do curso de mestrado profissional em Ensino de Ciências na Amazônia.
2 Aluna da disciplina Transversalidade e Ensino de Ciências, do curso de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências na Amazônia.
3 Aluno da disciplina Transversalidade e Ensino de Ciências, do curso de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências na Amazônia
4Professor Doutor do curso de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências na Amazônia.

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho faz uma abordagem das obras de três autores: O Manifesto da Transdisciplinaridade, de Basarab Nicolescu; Educação nas Ciências de Mário Osório Marques e Transdisciplinaridade: a natureza íntima da Educação Científica, de Rocha Filho, Nara Basso e Regina Borges no intuito de triangular as idéias contidas nas obras para analisar e discutir os resultados
O artigo foi dividido em duas partes: Similaridades e Diferenças do desenvolvimento das idéias. A partir de uma resenha feita de cada obra, de se triangular as idéias de cada autor e se analisar os resultados encontrados chegou-se ao seguinte problema: Como a transdisciplinaridade pode contribuir para a ressignificação do ser humano pós-moderno a partir da concepção dos autores citados?
O Manifesto da Transdisciplinaridade, de Basarab Nicolescu aborda a importância de duas revoluções no século XX: a quântica e a informática. Para o autor, a revolução informática poderia fazer o ser humano mudar sua visão em relação à natureza, mas infelizmente, o desejo de se autodestruir e destruir o que lhe cerca é bem maior.
Na Educação nas Ciências, Mário Osório Marques considera a educação como uma interlocução de saberes, ou seja, numa dialética de conservação/transformação, não em simples troca de informações, mas na busca de entendimento compartilhado.
No livro Transdisciplinaridade: A Natureza íntima da educação científica, João Bernardes da Rocha Filho et al. falam sobre uma transdisciplinaridade que transcende as dimensões epistemológica, psicológica, didática, política e religiosa.
Nestas circunstâncias buscou-se compreender a discussão em perspectivas complementares dos referidos autores quanto aos aspectos relevantes da transdisciplinaridade na crítica ao cientificismo. Percebeu-se uma clareza em suas intenções ao fazerem abordagem no sentido de tentar desenvolver uma prática transdisciplinar, tendo em vista as problemáticas teóricas, epistemológicas que surgem na pós-modernidade como a departamentalização dos saberes.
Por fim, após análise das três obras, algumas considerações foram feitas resultantes da triangulação chegando-se a uma metodologia que pode ser utilizada em toda a área educacional, denominada transdisciplinar.
Autor: Rosa Suzana Batista Farias


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