A GESTÃO DO CONHECIMENTO E SUAS IMPLICAÇÕES NAS ORGANIZAÇÕES CONTEMPORANEAS




A GESTÃO DO CONHECIMENTO E SUAS IMPLICAÇÕES NAS ORGANIZAÇÕES CONTEMPORANEAS

Tiago Dutra Santos
RESUMO

A necessidade cada vez mais crescente de avaliar os ativos intangíveis ganham projeções nas companhias. Agregar valor as organizações através do capital intelectual é pressuposto básico, mas as companhias estão ainda em fase de despertamento para esses fatos. O conhecimento tácito, explicito, a transferência de conhecimento, competência e habilidades, a produção do conhecimento através de dados e informações, pesquisa e desenvolvimento são ferramentais indispensáveis, mas o maior valor de mercado das companhias esta na mensuração real dos seus ativos. Sendo o objetivo central discutir o conhecimento, e seus processos de geração e transferência e suas implicações nas organizações, onde passam a ser reavaliados. Tendo como resultado obtidos a importância da GC nas organizações contemporâneas, e que vislumbram o GC com ativo intangível. A metodologia aplicada através da revisão bibliográfica de autores e especialistas na área.
Palavras-chave: Gestão do conhecimento. Ativo intangível. Valor de mercado.

ABSTRACT
The ever increasing need to measure intangible assets in companies earning projections. Add value to organizations through the intellectual capital is the basic assumption, but companies are still in the process of awakening to these facts. Tacit knowledge, explicit, knowledge transfer, competence and skills, the production of knowledge through data and information, research and development are indispensable tools, but the biggest market value of companies on this measure of real assets. As the central aim to discuss knowledge, and their processes of generation and transfer and its implications for organizations, where they become revalued. Having obtained as a result the importance of KM in contemporary organizations, and overlook the GC with intangible assets. The methodology applied through the bibliography of authors and experts.

Keywords: Knowledge management. Intangible asset. Market value.

1 INTRODUÇÃO

Diante dos comportamentos dos mercados emergentes com a formação de novos blocos econômicos, citamos o BRIC , onde o mundo volta-se para seus ponteciais, sejam eles energia, tecnologia, riquezas naturais, comercio, entre outras, vêm demonstrando uma força e crescimento imensurável, despertando do mundo, uma visão diferenciada para estas grandezas oferecidas e projetas por estas nações. Não poderia deixar de trazer a mente, nesta nova oportunidade, as grandes revoluções Francesa e Industrial que deram base para novas e reais revoluções como a tecnológica, para Osmar Ponchirolli, retratada como terceira revolução industrial. Observando e analisando estas informações, que hoje são traduzidas e transportadas através de processos de codificação, de forma muito rápida e precisa, passamos a buscar entender como as informações surgem, ou mesmo, como esses dados são traduzidos a tornar uma informação em algo expressivo. As informações são apenas reflexos cognitivos e/ou sensoriais do conhecimento, ou a fusão de elementos explícitos, experimentados, empíricos, intelectuais, intuitivos e tácitos. Tendo em vista as atividades propostas em sala de aula para elucidação dos temas abordados voltados para a construção da gestão do conhecimento, vamos criar um link com esses temas estruturados e o que de fato esta sendo mensurado nas companhias/organizações. Trazendo alguns dados/informações relevantes acerca do tema, e tentando descrever os conceitos apreendidos para desenvolver uma estruturação que compete com a disciplina ora em questão.

2.0 A GESTÃO DO CONHECIMENTO

Antes de entrar na riqueza que esse tema nos oferece, gostaria de relembrar alguns conceitos pertinentes ao estudo e que de forma alguma poderiam ficar de fora de um trabalho desta natureza. O texto de Druker (1993:23) cita o conhecimento em um contexto de revolução gerencial, sendo o gestor, em sua percepção, o responsável por multiplicar e validar o conhecimento em sua aplicabilidade funcional. Segundo Murray (2006) a Gestão do Conhecimento, é a estratégia que converte os bens intelectuais das organizações, tanto informações como talentos dos membros, em maior produtividade, novo valor e aumento de produtividade. Entendo assim que o gestor do conhecimento, terá a sua disposição as ferramentas necessárias de acesso ao conhecimento, ou mesmo, de criação do conhecimento, onde irá participar destas informações todos aqueles envolvidos no processo e que destinam-se a promoção do conhecimento. Este ferramental tem como pré requisito a formação de valores inerentes as companhias com a promoção da formação profissional. As companhias assumem assim o papel de agente de criação e trasferencia do conhecimento, como afirma Spender(1996) o conheciemnto tácito no local de trabalho propõe três componentes: componente consciente, o individuo entende e explica o que esta fazendo, o automático, o individuo não tem consciência do que esta fazendo, e o coletivo, é desenvolvido pelo individuo e compartilhado com outros. São comportamentos que constrói o conhecimento dentro da organização, criando assim um ativo, não ainda mensurado, mas objeto de estudo para identificação do mesmo nas companhias. Esse conhecimento segue o processo de codificação, que é tornar o conhecimento acessível e aplicáveis à aqueles que necessitam dele. Como afirma o autor:
[...]Conhecer é transformar o objeto e transformar-se a si mesmo. O processo educacional que nada transforma está negando a si mesmo. O conhecimento não nasce com o individuo nem é dado pelo meio social. O sujeio constrói o seu conhecimento na interação com o meio ? tanto físico, como social.[...] Becker (2001:71)
Os gestores do conhecimento devem decidir a que objetivos o conhecimento codificado irá servir; identificando o conhecimento de varias formas, além de avaliar o conhecimento em sua utilidade e adequação. As ferramentas de mapeamento de codificação para tradução do conhecimento partem de RH, TI, ADM entre outras esferas/setores das companhias, como elemento inovador e possa de fato levar esses dados em informações relevantes para as decisões dos gestores. Uma vez que, essas informações já codificadas podem ser fundamentais na formação de novas opiniões, conceitos, métodos, filosofias, culturas dentro das organizações.
[...] em uma economia onde a única certeza é a incerteza, a fonte certa de vantagem competitiva duradoura é o conhecimento. Quando os mercados transformam-se, as tecnologias proliferam, os competidores multiplicam-se e os produtos tornam-se obsoletos quase do dia para a noite, as empresas bem sucedidas são as que criam consistentemente novos conhecimentos, disseminam-no amplamente pela organização e o incorporam rapidamente em novas tecnologias e produtos. Essas atividades definem a empresa ?criadora do conhecimento?, cujo negócio principal é a inovação constante [...].(Takeuchi e Nonaka, 2008, pag. 39)
Mas tratar e abordar o tema GC e não fazer al
Autor: Tiago Dutra


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