''É COMPATÍVEL A EXISTÊNCIA DE DEUS COM A EXISTÊNCIA DO MAL''?



Deus e o mal são dois valores indiscutíveis da humanidade, mas a compatibilidade de um com o outro é questionada, isto me leva a querer saber se de fato ocorre ou não, caso positivo, terei que decidir se os dois existem. Sendo Deus por definição o ser não criado e todo poderoso, nada existe que não esteja sobre o olhar dele, e, todas as coisas são dele dependentes. Em afirmar que há compatibilidade, sendo Deus criador de todas as coisas, como então poderá haver compatibilidade entre a existência de Deus e a existência do Mal? Já que sendo Deus o supremo bem, não poderia ter criado também o mal. Deus não seria onipotente, pois haveria pelo menos uma coisa não criada por ele: o mal.
Em caso negativo, o mesmo problema se coloca, na relação entre as qualidades divinas e o problema do mal, surge à dificuldade de se conciliar a existência de um ser sumamente bom, onipotente e onisciente com a existência do mal, tanto na natureza como na moralidade.
Aqui irei confirmar esta compatibilidade entre a existência de Deus e a existência do Mal, apesar de ser Deus onipotente e onisciente, conclui-se que não é o mal uma criação de Deus. Sendo o homem sua criatura e sua semelhança de ser também criador, possuidor de livre arbítrio, é o mal criado pelo homem.

Partindo da premissa de que o [cosmo] tem uma ordem para afirmar que Deus existe. E para se caracterizar o modo pelo qual o mundo físico e material funciona de forma a extrair dali uma base para fundamentar a existência de Deus, uma das conclusões fundamentais desta premissa é a sua forte conexão com o desenvolvimento histórico do conhecimento e da ciência.
Penso isto porque, Deus criou o homem e na limitação da liberdade deste homem de quem é a causa maior da existência do mal, não poderia ser este mal compatível com a existência de Deus, pois ELE não poderia criar algo de ruim se ELE é um Deus só de bondade.

O mal é sobre tudo é o resultado da ação do homem em virtude do seu livre arbítrio.E sendo assim, a existência do mal deve-se ao mau uso desta liberdade que Deus lhe concedeu. E sendo o ser humano um agente livre, deve-se admitir que a liberdade acarrete a possibilidade de se fazer o mal e não apenas o bem. "Deus permitiria o mal porque teria escolhido criar o homem como agente livre ao invés de um autômato sem poder de decisão".

O mal é o contrario do bem praticado pelo homem livremente sem pedir autorização a Deus que livremente o criou.
Autor: Cicero Aparecido Da Silva


Artigos Relacionados


Deus é Alfa E ômega

Deus Sabia

Deus NÃo É Passageiro

Deus E A FamÍlia

Quem Criou Quem?

O Setimo (7º) Dia De Deus

O Povo Sem Deus