O ESTADO E A EDUCAÇÃO



Martinho Júnior Resumo
O poder de Estado e sua intrínseca relação com a questão do ensino público, em especial com a disciplina de história, foi analisada sob o aspecto do que podemos atribuir em termos de interesses e manipulação deste poderoso instrumento ideológico que é o sistema educacional e contatamos a prática por parte dos governantes de fazer proselitismo de suas ideologias e conveniências através dele, observamos que existe um contraponto na questão que é exatamente o direito democrático do cidadão de ter sua própria visão de mundo a partir do estudo, no caso exemplificado de história, buscando obter as mais diversas versões e não apenas a história oficial na qual os interesses dos governantes é o critério que predomina na narrativa, uma força que deixa a história mal contada, todavia pode ser atenuada pela criticidade que é permitida num regime democrático. Questionamos e comprovamos também a polêmica questão da Política Educacional e suas prováveis conseqüências tanto positivas como negativas para a educação de um povo.

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Palavras-chave: ideologia, neutralidade axiológica e historicização.

1 ? Introdução
A finalidade deste artigo é o estudo da relação do Estado com a educação, como não podemos abordar em minúcias todas as problematizações que surgem no desenrolar do assunto, vimos um pouco de exemplos na própria história da educação brasileira, analisando tais exemplos e citando autores que se enquadram em toda a temática.A questão da utilização do sistema educacional para propagação ideológica e sua compensações num sistema democrático no qual o cidadão é responsável também pelo cumprimento de seus direitos que são colocados a sua disposição, cabendo a ele reivindica-los e não espera tudo exclusivamente do poder público.

Autor: Martinho Soares Dos Santos Junior


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