BRASIL, PEGUNTE-SE : REFORMA INFRA-ESTRUTUAL OU REFORMA EDUCACIONAL?



O Brasil é um país que vem se destacando veemente no cenário internacional. Desde o inicio do mandato Lula nosso país ingressou em um processo no qual tem o objetivo de fortalecer nossa infra-estrutura , que como possível conseqüência trará beneficio tanto na economia quanto na qualidade de vida quem usufruirá de suas obras .
Esse programa implantado no Brasil em 2002 chama-se Programa de Aceleração do crescimento, também conhecido como ?PAC?. Incluso nesse trabalho nos temos várias obras de grande porte, como portos, estaleiros navais, hidrelétricas, hidrovias, transposição do rio São Francisco, reforma e duplicação de estradas, construção de viadutos,barragens. Essas obras fazem da construção civil brasileira a maior fonte de renda do país e capacita futuros profissionais a serem bem vistos no exterior.
O caminho para que sejamos uma nação desenvolvida deve passar primeiramente por uma reforma educacional junto com uma infra-estrutura de possibilite o país a se fortalecer.
No que se refere a reforma educacional temos um programa muito eficiente e que notavelmente trará apenas benefícios a nossos jovens : PROUNI . Que tem como objetivo primordial a oportunidade de ingressar jovens na carreira acadêmica do país, carreira que é muito restrita a classe A e B em terras tupiniquins. Cerca de 300 mil jovens são beneficiados com bolsas integrais e meias bolsas.
Apesar de engatinharmos no que se refere á qualidade de ensino acadêmico,estamos,por incrível que pareça , na estaca zero no setor fundamental na educação fundamental e média .
Para que nossos jovens sonhem com uma graduação temos que qualificar bons professores á instruir e servir de referência a nossos jovens.
Nossos jovens estão claramente partindo diretamente para esferas frívolas no campo cultura. Nossa cultura está irreconhecível, jovens que tem como referencias na vida mulheres-frutas e jogadores de futebol, certamente merecem tiriricas como representantes.Músicas sem nenhum valor enriquecedor e com grande teor ambíguo estão na boca, nos celulares e nos carros de boa parcela da juventude, nossa língua falada esta encharcada de gírias em suas bocas. Quando vamos a um estádio de futebol vemos claramente o que são pessoas fúteis. Passam 90 minutos xingando árbitros e qualquer que seja o jogador ,e o mais incrível é que testemunhas que não deveriam de forma nenhuma acompanhar atos tão primitivos acabam por aprender e falar as primeiras injúrias sem nenhum pudor : as crianças
Mas,entristecedor mesmo é ouvir um jovem se vangloriado de ter passado um dia numa cela de cadeia porque quebrou um vidro de ônibus. E até mesmo casos em que contam para deus e para o mundo passagens longas por verdadeiras "febéns", em ambos casos contam orgulhos como se fossem aventuras honrosas e sem nenhum tipo de arrependimento , e os ouvintes são outros jovens e até mesmo crianças . Muitos desses têm esses tipos de ?pessoas? como referência.
Muitos jovens nesses países morrem antes de completar 25 anos, sem nem ao menos ter vivido efetivamente.São ceifados pelas drogas ,pelo trafico pelo álcool.Nunca tiveram interesse conhecer um mundo no qual passasse de sua favelas e aglomerados ,nunca pensaram em progredir na vida através de seu conhecimentos ,nem mesmo pensam em adquirir esse conhecimento .Suas únicas influencias tecnológicas são armas de fogo e celulares roubados .Se divertem e se vangloriam quanto seguram em armas usam drogas ferem a integridade física de seu semelhantes .
Nossos jovens são o futuro de todo um planeta que talvez seja único em suas características .Atitudes como as citadas nos parágrafos acima não deveriam ocorrer de forma alguma!Temos que influência-los a gostarem de política a se interessarem por conhecimento, por tecnologia, desenvolvimento pessoal, por literatura, pelas artes ,enfim, temos mesmo é que apresentar a juventude um mundo que não se restrinja a favela, armas, e drogas.
Agora eu pergunto a você meu caro leitor, o que parece mais conveniente e primordial a uma nação?
1. A construção de estruturas de concreto e pavimentação;
2. ou a ?construção? de jovens com boas estruturas e instruídos no que é melhor para o bem de todos.

Autor: Erik Gomes


Artigos Relacionados


Jovem, Construção Social Que Precisa Ser Considerada Pela Escola

Jovem, Jovem E O Jovem

Um Estudo Sobre O Livro: Tosco

Jovens Estudam, Mas NÃo Exercem A ProfissÃo

E Os Jovens?

Resgatando Valores, Formando Líderes

A Escola E A Liberdade