A Educação Física no Ensino Fundamental de 1º ao 5º ano-Uma análise da realidade nas escolas municipais de Imperatriz-MA



Moises Charles Ferreira dos Santos 1
Nhádya do Nascimento Brito 2
Isnande Mota Barros 3

RESUMO

O presente trabalho expõe sobre a necessidade de inserção de profissionais de Educação Física nas séries iniciais do Ensino Fundamental no município de Imperatriz-MA, destacando a importância do professor licenciado em Educação Física na condução das aulas que atualmente são ministradas pelo professor com habilitação em magistério, ação que limita de forma direta o desenvolvimento da criança na fase final dos períodos préoperatório e operatório, sob as dimensões cognitiva, afetiva e motora. Coletou-se dados na forma de questionário semi estruturado com perguntas abertas e fechadas junto aos professores de 30 (trinta) escolas municipais do Ensino Fundamental na cidade Imperatriz MA. Recorreu-se ainda ao apoio de referências especializadas que tratam do processo de formação da criança; identificou-se que os professores entrevistados possuem apenas a habilitação em magistério e os mesmos realizam as aulas de Educação Física sob a forma de recreação na sua prática diária; percebeu-se que a totalidade dos professores das séries iniciais do Ensino Fundamental não possui o suporte teórico-metodológico para o exercício da função, somente encontrado na academia através do curso de licenciatura em Educação Física.
Palavras-chave: Inserção. Educação Física. Ensino Fundamental. Desenvolvimento.
Autor: Charles/Nadya Santos


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