Comportamento do consumidor



Renata de Oliveira Lima
Graduanda do curso de Administração da Universidade Estadual de Feira de Santana

Resumo

Este artigo fundamenta-se numa pesquisa que busca entender os motivos do consumo feminino de cosméticos anti-sinais entre as jovens. Pois, apesar das tendências de mercado apontarem para o aumento na procura por esses produtos, as causas da preocupação com a estética e, conseqüente, utilização desses produtos ainda gera questionamentos. Os resultados revelaram que a busca pela manutenção da juventude e prevenção de sinais são os fatores mais relevantes, pois levam mulheres cada vez mais novas a adquirirem os anti-sinais.

Palavras-chave: comportamento do consumidor, cosméticos anti-sinais, beleza.

COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR: O CONSUMO FEMININO DE COSMÉTICOS ANTI-SINAIS

1. Introdução

A dinâmica proporcionada em suma pela globalização, causa movimentos constantes de idéias para novos produtos e serviços, dando assim oportunidades ao surgimento de variados tipos de empreendimentos especializados. Conhecer oportunidades sólidas e aproveitá-las depende não só de visão empreendedora, mas de analises detalhadas acerca das tendências e do comportamento do consumidor frente a elas.
Com base na busca pela manutenção da juventude, um ideal visado desde nossos primórdios, um dos setores que mais cresceram no Brasil foi a indústria da beleza. Os cosméticos são destinados a melhorar a aparência das pessoas e atenuar o envelhecimento, de mulheres e homens em qualquer idade ou estágio no ciclo de vida.
Tal tendência foi anunciada por Popcorn (1993) com o titulo Sobreviver. Esta representa a mania, contemporânea, por saúde e longevidade. Em outras palavras é a busca por alimentos saudáveis e seguros que prolonguem a vida, e por produtos e serviços que proporcionem uma aparência mais jovem. Daí advém a problemática, acerca do consumo de cosméticos anti-sinais por mulheres jovens, na faixa etária entre 20 e 35 anos.
A principio, a hipótese levantada sugere que tal consumerismo se dá devido ao desejo de preservação e/ou manutenção da juventude. No intuito de afirmar ou negar essa premissa, propõe-se a avaliar os motivos que levam o público feminino a adquirir tais produtos, além de, estudar a dinâmica do mercado de cosméticos anti-envelhecimento, identificar as variáveis que influenciam no comportamento de compra.
As organizações estão constantemente à procura de fortes tendências, pois são elas que provocam as vendas necessárias, para obtenção de competitividade. Portanto, como sua sobrevivência depende da capacidade de captação do perfil dos consumidores, essa constante busca pelo rejuvenescimento, vem a ser uma vantagem competitiva eminente, para aqueles que souberem aproveitá-la.
Tendo em vista que a tarefa do marketing é a satisfação do cliente e que para isso os objetivos são voltados para os desejos dos mesmos, a busca pela boa aparência é o ponto de partida para entender quais fatores são os motivadores ao consumo de cosméticos.

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Autor: Renata De Oliveira Lima


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