LÍNGUA PORTUGUESA: O DESAFIO DE ENSINAR E APRENDER



RESUMO

Apresenta-se o resultado de uma pesquisa qualitativa, do tipo bibliográfica que aborda o uso da gramática em sala de aula. Será que a gramática tem participado de uma pratica de ensino tradicional da língua portuguesa, já que todo esse ensino consiste na aplicação de regras, ou seja, o uso da linguagem culta? A partir dessa questão norteadora, o presente trabalho tem como objetivo principal trazer a idéia de que o ensino da língua portuguesa em sala de aula não consiste apenas em apresentar a gramática de forma geral, mas sim por meio do ensino da mesma, despertar no aluno o interesse pela leitura e conseqüentemente a prática da escrita. É por meio da apresentação de métodos de qualidade que o aluno consegue enfrentar suas dificuldades e a partir daí encarar a língua portuguesa como um método eficaz para o desenvolvimento de suas habilidades. Em suma, o importante é que o professor garanta ao aluno a oportunidade de enfrentar o desafio da leitura, da escrita, da escuta e da fala através de entusiasmos passados nas aulas executadas e trazer um maior interesse, chegando à experiência comunicativa na integra.
PALAVRAS-CHAVE: Gramática. Leitura. Prática da escrita.
Autor: Luciane Luciane Melo Poderoso


Artigos Relacionados


Ensino Da Lingua Padrão E As Novas Concepções No Processo Do Ensino-aprendizagem

Ensino Da GramÁtica E Os Pcn´s

Há Equivalência Entre A Linguística E A Gramática Tradicional?

A Gramática Agramatical

Ensino Da Língua Mãe

O Que É A GramÁtica Na Escola?

Como Os Pcns De LÍngua Portuguesa Abordam O Trabalho De Leitura .