REFLEXÕES SOBRE RELACIONAMENTOS E PARCERIAS



O primeiro passo consiste em aceitar que tudo o que for dito e feito antes e durante as relações com a outra parte, influenciará negativa ou positivamente, o clima de parceria. 

É preciso, pois, planejar o que vai ser dito/feito e como isto acontecerá!

A partir daí quais seriam as ações, os comportamentos, e as estratégias que facilitariam esse processo?

Ouvir

Quem vai se relacionar com alguém deve primeiro mostrar que está disposto a isto. Saber o que o outro precisa/necessita. A solicitação de feedback ajuda bastante nesse processo. O que facilita então a criação do clima é passar para o outro que estamos dispostos também, a nos orientar pelas suas expectativas e necessidades.

Ser flexível

É a nossa capacidade de nos colocarmos no lugar do outro e aceitar diferenças na forma de pensar e agir da outra parte. Isto é muito importante!

Estar presente/disponível (sempre)

Em alguns cursos, já ouvimos dos participantes que o maior aprendizado ocorre durante os intervalos, almoços, nos contatos com o professor, colegas, etc. O problema é que muitas pessoas usam estes intervalos para se ausentar do grupo, contatar terceiros, criando distância e não proximidade com as pessoas. Será que isso também não acontece nas reuniões que temos com possíveis parceiros?

Ter humildade

Em nosso conceito, ser humilde é não querer usar/mostrar e impor, arrogantemente, o seu conhecimento, experiência, opinião, posição hierárquica, etc, em qualquer situação.
A relação precisa ser de igual para igual já que existem objetivos e interesses comuns...

Gerar confiança

O processo de geração de confiança pode ser decomposto em 4 dimensões:

  • Credibilidade: cumprir o que promete
  • Assertividade: dizer o que pensa e sente (sem ofender a dignidade alheia...).
  • Abertura: dividir com os outros o seu conhecimento e experiência
  • Aceitação: aceitar que o outro seja/pense diferente. Evitar preconceitos/pré-julgamentos...


Ser empático/carismático

Empatia e carisma são características de uma pessoa para a qual o relacionamento com os outros é fundamental; de certa forma ela se coloca à disposição de todos para ser o porta-voz do grupo. Identifica-se com o problema dos outros... Para ela o "eu" não existe... É sempre o "nós" que conta!

Ter paciência

Os ritmos de pessoas diferentes são diferentes, e a velocidade do relacionamento deve ser sempre sob esta ótica tendo em vista também, o ritmo da outra parte.

Trabalhar os fatos

Os fatos aproximam as pessoas, as opiniões podem afastá-las. Fatos, dados, têm uma natureza informativa enquanto que opiniões são, por definição, avaliativas. Evidentemente, que ambos devem ser abordados e colocados, mas, porquê não começar pelos fatos?

Evitar subterfúgios

Agendas ocultas, táticas em demasia, cartas na manga, certamente, não contribuem para a criação de um clima de parceria.

Abrir novas janelas

Ajudar a outra parte a ver um problema/situação por um ângulo diferente daquele normalmente visto, enriquecendo-a com outras perspectivas...
Interessar-se pelos assuntos e negócios (do Outro)

Nada conquista mais as pessoas do que valoriza-las, respeita-las e falar com elas sobre coisas que elas já sabem, dando-lhes a devida importância e, acrescentando coisas que elas, ainda, não sabem...

Reinaldo Müller > "Reizinho"


Autor: Reinaldo Müller


Artigos Relacionados


Qualificação Profissional

A Arte E A Importância De Recebermos Feedback

A Arte E A Importância De Recebermos Feedback

Transforme Aprendizes Em Mestres

A Escada Do Feedback Positivo

A Escada Do Feedback Positivo

Network Para Alavancar O Seu Negócio