Ponte Hercilio Luz - Mutação Urbana E Influência Na Evolução E Manutenção Da Capital Do Estado De Santa Catarina



Para entender a historia da Ponte Hercílio Luz, inicialmente chamada de Ponte da Independência, por ser o primeiro elo de ligação entre a Ilha e o Continente, recebeu posteriormente o nome do seu idealizador, o Governador Hercílio Luz que morreu antes de vê-la concluída, necessário um panorama urbano de Florianópolis emépocaanterior a ponte (1890-1920),especificamente a travessia marítima do estreito canal quesepara as partes insular e continental da cidade hajavista a inexistência de qualquer ligação rodoviária entre ilha e continente ate o ano de sua inauguração (1926).

A cidade desde sua origem, ocupou posição dominante na historia da civilização, a bibliografia indica que, desde período do descobrimento do Brasil, a Ilha de santa Catarina era conhecida pelos navegantes que empreenderam as viagens do descobrimento e exploração para as nações da Europa, que mais tarde se tornou num ponto estratégico para a conquista do domínio português no sul, só teve seu inicio no século XVII,comas atividades do bandeirante paulista Francisco Dias Velho e seus familiares,que fundou três povoados,dentre eles Nossa Senhora doDesterro, que se tornou a capital da Capitania,que teve seu nome modificado pela Lei estadual n 11 de 1 de outubro de1894, para Florianópolis em homenagem ao vitorioso Presidente Floriano Peixoto.

O nome Florianópolis foi dado em homenagem ao então líder da República, marechal Floriano Peixoto, e ainda hoje é renegado por alguns habitantes devido a ordem de fuzilamento, na Ilha de Anhatomirim, de diversas pessoas que foram consideradas "inimigas" da República, durante a Revolução Federalista. 

Apesar de não se saber com certeza a data exata da fundação do Desterro, os documentos existentes indicam que desde a fundação fora uma ilha privilegiada. Teveuma vida muito tranqüila, até que Dias Velho, para agradar seus superiores portugueses, combateu alguns piratas e os mandou juntamente com seus navios, para Santos, a espera da Justiça. Os portugueses se apoderaram dos navios e das armas e deixaram livres, que voltaram para atacar o povoado de Nossa Senhora do Desterro, matando o seu fundador, entrando o povoado em fase de decadência.

Estudando-se as cidades de colonização lusitana no Estado de Santa Catarina, fundadas nos séculos XVII e XVII verifica-se a mesma organização urbana, tendo a praça central e Matriz, sendo a cidade de Desterro é um exemplo característico deste modelo.

A área central de Desterro compreendia a praça e as ruas que se estendiam a partir da mesma, pela orla do mar, e limitava-se pelas chácaras, pelo morro do Antão (Morro da Cruz) e pelo cemitério.


Faça o download para continuar lendo o artigo.


Autor: marlene gaya


Artigos Relacionados


As Freiras Do Preventório

Ilha Da Madeira? Por Que Esse Nome?

'a Ilha Dos Amores'

Certidão De Nascimento

‘paquetá’ E Os Seus Homônimos

Doze Lugares Chamados ‘paquetá’

O Cemitério Dos Passarinhos