Universidade



UNIVERSIDADE

Uma concepção contemporânea de universidade além da construção do conhecimento, caracteriza-se pelo compromisso em analisar e responder as exigências do contexto social para a construção de uma sociedade baseada nos princípios da solidariedade e da justiça social.

A universidade deve ser um espaço de encontro entre pensamento, atuação e trabalho junto à sociedade, comprometido com a defesa dos direitos humanos e da liberdade de expressão. Uma instituição que através de sua proposta, possibilite a organização de um pensamento e de uma ação transformadora do Homem e do momento, independente de modelos preestabelecidos...

A universidade mantém-se como espaço de resistência, antes à ditadura, agora ao pensamento único que não é capaz de reconhecer e operar com a diversidade. Sua trajetória em defesa dos direitos da pessoa humana fez dela berço de vários movimentos sociais nas duas últimas décadas e mantém seus vínculos com vários deles. Como um centro multidisciplinar de reflexão, um lugar permanente de formação, a ação universitária prima "em pautar suas atividades pelas linhas fundamentais que consagram o homem como princípio; a realidade social como campo de trabalho; o exercício da defesa dos direitos humanos como método e a libertação como fim".

Desta forma, pretende "assumir sua parcela de responsabilidade na transformação qualitativa da realidade social, estimulando todos os valores que acelerem o processo histórico no sentido da justiça social, e da democracia".

A compreensão de um modelo que considere a singularidade de cada pessoa num mundo em transformação e que procure implementar novas formas de trabalhar com a realidade é a meta e o desafio de cada dirigente da administração e de cada docente que leciona na universidade e a referência para a formação dos novos.

As necessidades essenciais das pessoas quando buscam um espaço para realizarem o seu projeto pessoal no meio acadêmico são fundamentais na vida escolar:

a) A necessidade de se sentir seguro em relação ao Outro. A pessoa precisa ter esperança de que encontrará no meio universitário alguém que possa dar proteção às suas necessidades pessoais e materiais podendo expor-se, pessoal, emocional e psicologicamente... sem medo, culpa ou vergonha.

b) A afirmação da importância da pessoa, enquanto pessoa, ultrapassando a mera condição de cidadão...

c) A necessidade da pessoa sentir-se aceita por uma outra pessoa, confiável e protetora presente na figura do educador.

d) A confirmação da experiência pessoal: é o desejo de estar à frente de alguém que é semelhante, que o compreende como se tivesse vivido situações parecidas.

e) A necessidade de reconhecimento e aceitação da própria identidade, percebendo, então, que o educador o reconhece como indivíduo e aceita a sua história.

f) A necessidade de que na relação, a outra pessoa se sensibilize; é a pessoa ver e sentir que o educador não está distante e insensível.

g) A possibilidade de estar diante de alguém que toma iniciativas, oferecendo e indicando caminhos alternativos...

h) A confirmação de um território existencial que permita um desenvolvimento pessoal que transcenda ao academicismo formal, ampliando novas formas de ser, existir e fazer.

Para concluir, a situação ideal é a de quando o educador coloca-se a serviço do educando com toda a sua atenção, sua disposição em ouvir, em compreender e ajudar, ao mesmo tempo em que considera aquela pessoa como a que mais conhece a respeito de sua própria vida e necessidades, pois a experiência de sua vida é dela própria...

Reinaldo Müller
Consultor de Marketing
[email protected]
Autor: Reinaldo Müller


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