INCLUSÃO DIGITAL NO INTERIOR DO BRASIL



Vanessa da Silva Feitoza
[email protected]
QOF conjunto G lote 09 Candangolândia
(72507-000)- Brasília - DF

José Francisco de Sousa
[email protected]
QRSW 01 Bloco A ? 3 apartamento102 Setor Sudoeste
70645-103 ? Brasília - DF


1. INTRODUÇÃO

Em toda a minha vida acadêmica sempre tive boas notas, eu nunca cheguei a ficar de recuperação em matéria alguma.Hoje eu me pergunto:se sempre tive notas boas por que eu reclamava tanto das aulas monótonas?
Tirar notas boas não quer dizer necessariamente que o assunto que foi exposto foi assimilado, o aluno gosta de ver o conteúdo de formas diferentes em sala.
Falando como aluna eu tenho uma maior facilidade em assimilar o assunto ministrado pelo professor se ele usar em sala de alga algo diferente, mostrar um vídeo,uma música,um site que fala sobre o assunto.O uso de recursos em sala de aula tem muita aceitação por partes dos alunos,infelizmente ainda existe professores que ainda não usam ele como auxílio para o ensino dentro de sala de aula.Trabalho na área tecnológica e tenho certeza que são recursos que fazem um grande diferencial dentro da sala de aula.
Esta pesquisa é de caráter qualitativo e tem como objetivo geral analisar os benefícios do uso do computador e da internet, e para isso foram entrevistados adolescentes de ambos os sexos na faixa etária entre 15 e 18 anos e professores da unidade escolar Joaquim parente do município de Cristino Castro no estado do Piauí, para atender os objetivos usamos os instrumentos de entrevistas com os professores para verificar se eles tem alguma dificuldade no manuseio dessas tecnologias, entrevista com os alunos para verificar se eles aprovam o uso desses recursos ,se a aula fica mais interessante com o uso do computador e acesso a internet,verificar se as atividades usadas em sala de aula são elaboradas com o uso dessas tecnologias.
Além disso, este artigo tem por objetivo registrar se há resistência dos alunos ao uso do computador e internet; investigar se aumentou a motivação dos alunos após a inclusão digital; verificar se a expectativa dos professores mudou em relação à metodologia usada nas aulas com recursos tecnológicos.

2. ENTENDENDO A INCLUSÃO DIGITAL

Castell citado por Cruz (2004) afirma que é quase impossível falar de inclusão digital sem falar em inclusão social, pois são duas vertentes que caminham lado a lado, porque quem possui o conhecimento também possui o poder. Castells (2001: 269) ilustra muito bem isso quando diz que o ??desenvolvimento sem a internet é equivalente a industrialização sem a eletricidade na era industrial??. Um dos objetivos da inclusão digital é fornecer conhecimento sobre as Tecnologias da informação e comunicação(TCI?s) para que o cidadão se torne competente para decidir sobre suas próprias decisões ,tornando-se num individuo crítico. Os pré-requisitos para que haja a inclusão digital é ter em mãos as ferramentas básicas que são os computadores e o acesso à internet, mas é muito importante que o professor saiba que o conteúdo para ser acessado por essas ferramentas devem ser relevantes tanto para o professor quanto para o aluno. Muitas pessoas têm o pensamento de que a inclusão digital é apenas o acesso a computadores e internet, mas vai muito, além disso. É necessário uma capacitação para uso e benefícios dos recursos de Tecnologias da informação e comunicação, pois do contrário não será possível a sua utilização de maneira completa,concordo com Coutinho citado por Souza(2007) quando ele menciona que:
"A escola de hoje, parte e participe da civilização tecnológica, precisa inteirar-se das novas linguagens, imprimindo outras marcas nas tradicionais (e não menos importantes) formas de ensinar. Quero dizer que é preciso compreender as novas tecnologias dos meios de comunicação em toda a sua extensão e complexidade, para que professores e alunos possam deixar de ser telespectadores passivos e parciais e passem a ser leitores conscientes e, principalmente, para que possam expressar-se por meio dessas linguagens.

A inclusão digital não beneficia apenas o indivíduo, sua gama de vantagens abrange a sua comunidade, seu trabalho e sua vida. Alguns problemas que dificultam a inclusão digital estão ligados a exclusão social,podemos citar como exemplo a má distribuição de renda e a baixa taxa de escolaridade,o governo Lula em parceria com empresas privadas tem um importante papel na implantação da inclusão digital, pois ela pode contribuir para a diminuição da inclusão social.
Rivoltella(2006)em entrevista dada a revista nova escola comenta que o Brasil ainda tem pouca experiência no que diz respeito à inclusão digital dentro das escolas, mas devemos ter a consciência de que as tecnologias de informação e comunicação dão impulso às inovações do ensino, e é de suma importância que a escola se adéqüe a essa nova geração de alunos que já chegam às escolas sabendo de tudo sobre tecnologia,deixando até mesmo os professores receosos, mesmo assim o professor deve se antecipar e se profissionalizar no que se refere à inclusão digital.Na maioria dos cursos de graduação em Pedagogia já existem algumas matérias como a introdução a informática e a tecnologia na educação,são disciplinas que ajudam o pedagogo a estar preparado para a utilização da própria tecnologia na educação e o uso de mídias em suas aulas.Boelter(2006) diz que muitos professores já sentiram que precisam mudar a sua maneira de ensinar,esses professores querem estar adaptados as novas ferramentas educacionais para que possam dar uma qualidade melhor ao que ensinam.Os profissionais que pensam dessa forma tem que ter em mente que a interação com os alunos a aprendizagem acontece para ambos dentro de sala,com o pensamento muito parecido Guedes(2007) fala as tecnologias de informação e comunicação(TIC?s)devem atuar de forma integrada no processo de ensino e aprendizagem,mas existem alguns professores que pensam que as TIC?s irão substituir o livro ou até mesmo o professor,entretanto quem pensa de forma deve atualizar o seu próprio pensamento pois as TIC?S não promovem uma revolução na aprendizagem por si só,é necessário a interação professor aluno juntamente com os recursos tecnológicos.
Os recursos tecnológicos podem trazer vários benefícios para os alunos,eles passam a ter um maior interesse pelas atividades escolares e também procuram não faltar as aulas.É fundamental que o professor vá inserindo esses recursos multimídia no dia a dia dos alunos,pois é um processo novo e até mesmo para manter o interesse dos alunos em sua utilização.
As TIC?s auxiliam o professor em diversos momentos e também facilitam na exposição de certos conceitos que seriam mais complicados sua explicar em uma aula expositiva.
É necessário que o uso das TIC?s seja feito gradualmente e não apenas nos laboratórios de informática, pois dessa forma se abre um leque no que diz respeito as possibilidades no uso e benefícios dessas tecnologias.O desenvolvimento de projetos com o uso da inclusão digital facilita no aprendizado,pode também até ter aulas de reforços de forma virtual,dependo das dúvidas que possam surgir o professor pode esclarecer virtualmente.De fato a tecnologia aprimora o desenvolvimento do aluno,um estudo do MEC revela que ter apenas computadores na escola não aumenta o desempenho dos alunos,mas quando a internet está presente como conteúdo o desempenho já melhora claramente.Além da importância que tem a tecnologia em sala de aula é necessário também usar métodos que avaliem o quanto as utilizações dessas tecnologias estão melhorando o aprendizado.
Em entrevista feita a Revista Nova Escola, a pedagoga argentina Emília Ferreiro(2006) diz que em relação ao uso de computadores em sala de aula é normal que os professores não tenham domínio das tecnologias que estão sendo usadas em sala, e que o uso dos computadores deve estar restrito aos laboratórios de informática, dessa forma o computador não é usado nas atividades diárias,discordamos do pensamento de Ferreiro,pois o computador em sala de aula pode ser bastante útil,o seu uso de maneira correta pode deixar a aula mais dinâmica,interativa,com ele conectado a internet pode ser auxilio na solução de dúvida tanto dos alunos e professores.Harte(2007) fala que para que a inclusão digital esteja presente em escolas é necessários à utilização de algumas tecnologias como alternativas para baratear os custos de acesso a internet.Podemos citar as redes Wimax que permite acesso a internet com alta velocidade com a tecnologia wireless é de extenso alcance e também a internet via satélite que tem a cobertura nacional e tem a vantagem que o custo é menor que o cabeamento ,isso facilita o acesso a internet em lugares remotos que não tem acesso a infra estrutura de cabeamento.

3. OS PROJETOS GOVERNAMENTAIS PARA A INCLUSÃO DIGITAL

O GESAC é um programa de inclusão digital do Governo Federal,coordenado pelo Ministério das Comunicações, que oferece ferramentas em tecnologias de informação e comunicação (TIC's), recursos digitais e capacitação por meio de uma plataforma de rede, serviços e aplicações, tem o objetivo promover a inclusão social por meio da inclusão digital: esse é o objetivo do Governo Eletrônico Serviço de Atendimento ao Cidadão (GESAC).
Criado em 2002, sob a coordenação do Ministério das Comunicações, o Programa pretende alcançar todos os 5.565 municípios do Brasil. Será a maior rede pública de conexão à sociedade da informação esse programa é voltado para comunidades de diversas classes sociais em todos os estados brasileiros, privilegiando as cidades do interior, sem telefonia fixa e de difícil acesso. Por meio de parcerias com entidades sem fins lucrativos, disponibiliza recursos voltados a inclusão digital nos Pontos de Presença do GESAC (PP's),o GESAC provê, atualmente, conexão Internet banda larga, via satélite, além de uma cesta de serviços de rede para inclusão digital.
As diretrizes do GESAC são promover a inclusão digital, ampliar o atendimento às instituições públicas para acesso à Internet, contribuir para a universalização do acesso à Internet, apoiar o uso das TIC's em ações governamentais, incentivar a prática de trabalhos colaborativos, incentivar a formação de redes de conhecimento, incentivar o uso de software livre e incentivar o desenvolvimento da comunidade beneficiada.
Atualmente, o programa está instalado em: instituições públicas, entidades da sociedade civil, sem fins lucrativos, por meio das quais seja possível promover ou ampliar o processo de inclusão digital, instituições públicas de ensino, saúde, segurança e unidades de serviço público localizadas em áreas remotas, de fronteira ou de interesse estratégico.
O Ponto de Presença (laboratório de informática), sempre que possível, deve funcionar por no mínimo 8 horas em dias úteis, atendendo ao público em geral, com acesso gratuito à conexão Internet e aos demais serviços disponibilizados pelo programa.Nos locais onde possui o ponto presença são desenvolvidas atividades de capacitação desenvolvidas com o uso do computador e da Internet, além de apoio dos agentes de inclusão digital (implementadores sociais), juntamente com o(s) professor(es), que tem como objetivo a inclusão digital da comunidade.
São oferecidos alguns cursos e oficinas, como por exemplo:curso de Introdução à informática ? curso básico de 20 horas,oficinas de hardware,criação de páginas/ sítios,jornalismo comunitário,programa GESAC / Portal Id Brasil.
Outro Programa de grande relevância social é o Programa Nacional de Tecnologia Educacional ? PROINFO. O PROINFO é um programa educacional com o objetivo de promover o uso pedagógico da informática na rede pública de educação básica.O programa leva às escolas computadores, recursos digitais e conteúdos educacionais. Em contrapartida, estados, Distrito Federal e municípios devem garantir a estrutura adequada para receber os laboratórios e capacitar os educadores para uso das máquinas e tecnologias.
Para fazer parte do PROINFO Urbano e/ou Rural, o município ou o estado deve seguir três passos: a Adesão, o Cadastro e a Seleção das escolas .Um dos objetivos é proporcionar aos alunos que usufruem dessa política pública a inclusão informacional, dando condições para que eles deixem de ser excluídos digitais como afirmam MELO,J.M,GOBBI,M.C,SATHLER E SANTHLER(2006)
A adesão é o compromisso do município com as diretrizes do programa, imprescindível para o recebimento dos laboratórios. Para isso deve-se fazer o download do termo de adesão, assinar e enviar ao MEC com a documentação exigida.
Após esta etapa deve ser feito o cadastro do prefeito em no sistema, onde será solicitado um usuário e senha, criado pelo responsável pelos dados, que permite que o próximo passo, a seleção de escolas, seja efetuado.
O MEC compra, distribui e instala laboratórios de informática nas escolas públicas de educação básica. Em contrapartida, os governos locais (prefeituras e governos estaduais) devem providenciar a infraestrutura das escolas, indispensável para que elas recebam os computadores.As escolas estaduais são selecionadas pela coordenação do PROINFO de cada estado, já as escolas municipais são selecionadas pelos prefeitos dos municípios.
Os laboratórios do PROINFO têm estruturas diferentes para a cidade e para o campo: (1) PROINFO Rural:Solução multiterminal com 5 terminais de acesso com 1 CPU, monitor LCD, impressora jato de tinta, wirelles, software Linux Educacional 3.0,Garantia de 3 anos,Mobiliário (mesas e cadeiras) todos enviados pelo MEC,a infra-estrutura é de responsabilidade do estado/prefeitura. (2) ProInfo Urbano:Solução multiterminal com 8 CPU's e 17 terminais de acesso, 1 servidor multimídia, 1 impressora laser, 10 estabilizadores, 1 access Point,software Linux Educacional 3.0,Garantia de 3 anos,e a Infra-estrutura é de responsabilidade do estado/prefeitura.
Seguindo diretriz do governo federal, o MEC incentiva a utilização de softwares livres e produz conteúdos específicos, voltados para o uso didático-pedagógico, associados à distribuição Linux-Educacional, que acompanha os computadores do laboratório.
Nas atuais distribuições do PROINFO, o laboratório será enviado após a confirmação da estrutura da escola através do preenchimento do Atestado de Infraestrutura, o que significa que o laboratório só chegará às escolas que estejam prontas para a instalação imediata.
Reservando a prioridade de uso do laboratório para os alunos e agentes educacionais da escola. O atendimento comunitário deve ser feito, preferencialmente em horários alternativos aos horários de aula da escola, e nos finais de semana. O MEC desenvolveu o Programa Mais Escola que pode orientar sobre como melhor realizar a integração escola-comunidade, inclusive usando o laboratório ProInfo.
Os computadores são de muita importância para qualquer escola pública que, por isso, deve zelar pela segurança desse patrimônio. Daí porque as Cartilhas PROINFO dão muita ênfase à proteção das instalações.




4. A INCLUSÃO DIGITAL NA CIDADE CRISTINO CASTRO PIAUÍ

A pesquisa foi realizada na cidade de Cristino Castro, um município no interior do estado do Piauí,que fica a 589 Km ao Sul de Teresina com uma área: 1.849 Km²,essa cidade teve origem em 1893 quando os senhores Modesto José Ribeiro e seu cunhado Raimundo Ribeiro da Silva donos dessa posse de terra que tinha o nome popular de Catinga de Porco,os mesmos trouxeram da cidade baiana Lapa a imagem do senhor Bom Jesus da Lapa doando a capela.
O senhor Bom Jesus da Lapa passou a ser o padroeiro da comunidade, uma boa quantidade de terra foi doada ao santo padroeiro definitivo desse lugar,em homenagem ao padroeiro a cidade passou a chamar Nova Lapa.DIGA POR QUE FOI ESCOLHIDA ESTA CIDADE....vou dizer..perai..srsrs
Houve grande progresso no pequeno povoado, e em 29 de outubro de 1953 a cidade foi elevada a município e recebeu a denominação de Cristino Castro por causa do primeiro industrial que lá se estabeleceu,seu nome era Cristino Raimundo de Castro.O mesmo trouxe para essa região a primeira indústria de beneficiamento de algodão e o primeiro caminhão.
O turismo também existe nesse município,podemos citar os Poços Jorrantes (em piscinas com restaurantes e/ou hotéis),Ecoturismo (é pouco explorado): Olho D?água da Chuvae e Morro Grande os Festejos: Padroeiro Bom Jesus da Lapa (dias: 27de julho a 06 de agosto)Micareta: Kaká Folia no mês de julho.
O município de Cristino Castro é pequeno e com a maioria dos habitantes de renda baixa,os programas do governo como bolsa família é muito importantes para a maioria das famílias,metade dos habitantes do local não tem emprego fixo,vivem de bicos ,de cultivo de subsistência para sua própria alimentação,alguns tem pequenos comércios e os que conseguiram um emprego pela prefeitura.
A realidade desse município é a mesmo de vários no interior do Brasil,um local onde não tem telefonia celular pois ainda não foi instalada uma antena no local,a internet que tem no município é usada por pessoas que tiveram condições de pagar muito caro por uma antena de internet via rádio.As empresas de telefonia fixa ainda não fizeram a instalação de cabos no local para a utilização da internet banda larga,pouquíssimos são aqueles que tem um computador em casa,mas a maioria das casas tem televisão e rádio.
As casas são muitos simples, umas são até feitas de tijolo cru (adobo) estes que são feitos pelos próprios moradores, uma cidade onde não tem saneamento básico, não tem transporte coletivo, o meio de transporte usado é o mototaxi,algumas ruas não tem pavimentação.
A prefeitura é cheia o tempo todo, a maioria dos habitantes quando precisam de algo e não tem condições para comprar vão até o prefeito pedir dinheiro para comprar remédios,gás e passagens de ônibus para Brasília ou Teresina.
A pesquisa foi realizada na unidade escolar Joaquim Parente no município de Cristino Castro com cinco professores e quinze alunos.POR QUE?...vou dizer também...
Os dados obtidos com a pesquisa dos alunos mostra que 6,6% dos alunos possuem computador em casa,isso mostra explicitamente que as condições financeiras das famílias que ali moram não tem condições em adquirir um computador,dos quinze alunos entrevistados todos não tem acesso a internet em casa,até mesmo o aluno que tem computador não tem condições de ter acesso a internet .
Na escola municipal Joaquim Parente tem um laboratório de informática equipado com computadores e acesso a internet, mesmo dispondo dessas ferramentas alguns alunos não usam com freqüência o laboratório,esse numero de alunos é de 13,3%.
Durante a entrevista foi relatado por 26,6% dos alunos que sentiram medo ao manusear o computador pela primeira vez, isso se deve pelo medo do novo, por estar diante de algo que só viram na televisão ou só ouviram falar, que é o próprio computador.Apenas 13,3% dos alunos fizeram cursos na área de informática,como o município é pequeno esse tipo de curso fica sempre em segundo plano na vida do aluno por ter um custo um pouco elevado,isso mostra que o programa GESAC não esta sendo utilizado totalmente da forma que deveria ser,pois são oferecidos alguns cursos e oficinas, como por exemplo:curso de Introdução à informática,curso básico de 20 horas,oficinas de hardware,criação de páginas,sítios,jornalismo comunitário.
Mas o que é importante realmente é que 94,4% dos alunos acham a aula de informática muito mais interessante que as outras aulas,isso porque eles dizem que essa aula é diferente,que nessa aula eles podem efetuar pesquisas e tomar conhecimentos de informações on-line,que com acesso a internet eles podem se conectar ao mundo lá fora.
Esses dados deixa evidente que entre os alunos o uso do computador e da internet é essencial na melhoria de seu aprendizado.
Já a pesquisa realizada com os professores mostrou um outro lado da história,apenas 20% dos professores que participaram da entrevista não tem computador em casa, essa mesma porcentagem não tem acesso a internet,mas mesmo com essa pequena dificuldade 100% desses professores elaboram suas atividades com o uso do computador.
Dos professores que responderam a pesquisa apenas 40% tiveram dificuldade no manuseio do computador na primeira vez em que utilizou esse recurso,esse numero se mostrou maior entre dos professores do que entre os alunos devido até mesmo a idade dos professores e não terem feito cursos na área de informática,muitos deles ainda sentem um pequeno receio na hora do uso do computador.
A pesquisa mostra que os professores estão buscando melhorias na forma de ensinar,pois 60% dos entrevistados já tinham feito cursos profissionalizantes na área de informática.
Um dado importante é que 100% dos professores afirmam que houve uma grande melhoria na aprendizagem dos alunos após inserir o computador e a internet em suas aulas.




Gráfico que ilustra as respostas dos alunos






Gráfico que ilustra as respostas dos professores


5. CONCLUSÃO
Os anos se passaram, mas parece que ainda o velho BELINDIA - mistura de Brasil com Índia- ainda existe. O país é rico em tecnologia e ultimamente tem crescido muito em termos econômicos, mas os indicadores sociais apontam disparates entre a população brasileira.
Mesmo com políticas públicas de descentralização de renda, boa parte da população ainda se encontra a margem da miséria.O municio de Cristino Castro, no Piau, um dos estados brasileiros mais pobres, com uma população menos que 10 mil habitantes ainda em pleno século XXI temos professores que mal conseguem manusear um computador, mesmo com os programas de incentivos governamentais, e alunos que nunca viram um computador em sua frente. Com essa pesquisa tivemos a certeza que a inclusão digital esta muito longe de ser concretizada,falta incentivo do governo para que seja implementado um programa que tenha acesso a todos os alunos da rede publica,falta interesse até mesmo das próprias pessoas, creio que eles não devem sentir falta daquilo que ainda não tiveram acesso.Tenho certeza que a renda é o fator principal para que a inclusão digital não aconteça de fato.
6.BIBLIOGRAFIA

CRUZ, Renato.O que as empresas podem fazer pela inclusão digital .São Paulo : Instituto Ethos, 2004.

BRASIL-MEC-Proinfo.disponível em http://portal.mec.gov.br/ acesso em 05 de setembro 2009

BRASIL-MC-Gesac.disponível em http://www.mc.gov.br/ acesso em 12 agosto 2009

DIDONE,Débora.Falta cultura digital na sala de aula.Revista nova escola,ano XXI,nº 200,mar/2006

FERREIRO,Emília.Leitura moral e ética.Revista nova escola: Abril, ano XXI, nº197, Nov/2006

GUEDES,Flora. A revolução tecnológica da educação. Revista Aprende Brasil: editora Positivo, ano 3, nº19, out/2007

BOELTER,Eguemar Luiz. Tecnologia no cotidiano. Revista gestão em rede: ministério da educação, nº 74, Nov/2006.

HART,Valéria. Promessa de integração.Revista escola pública:editora Seguimento, ano I, nº I, agos-set/2007

MELO,J.M,GOBBOI,M.C E SANTHLER,L.(org)Mídia cidadã-Utopia brasileira.São Bernardo do Campo-SP:Ed.da Universidade Metodista,2006

http://www.citybrazil.com.br/pi/cristinocastro/index.php acesso em 18 outubro 2009


SOUZA,Cleovane Raimunda.Computadores,conhecimento e criatividade:comportamento criativo em crianças do ensino fundamental em situação de aprendizagem mediada por computadores.Brasília,2007


________________________________
Vanessa da Silva Feitoza, aluna do curso de pedagogia da Faculdade evangelica de Brasilia.
Jose Francisco de Sousa, professor da Secretaria de Educação do DF, formado em historia, pedagogia, letras e administração;especialista em docencia do ensino superior, psicopedagogia, psicodrama, educação ambiental e gestao da educação;mestre em educação;dioutor em historia, doutorando em Psicologia (PUCGO)

Autor: Vanessa Da Silva Feitoza


Artigos Relacionados


InclusÃo Digital Na Escola: Utopia Ou Realidade?

Professores Infoincluidos Refletem Em Melhoria Da Qualidade De Ensino

A Tecnologia Na Educação Básica

A Importância Do Professor De Informática Na Educação à Distância

Informática: Uma Nova Opção A Educação

O Desafio Tecnologia X EducaÇÃo

ProduÇÃo Materiais PedagÓgicos E Uso Das Tics Na EduaÇÃo