Omissão da Ficha Limpa



Sem dúvidas a Lei da Ficha Limpa foi criada como uma ferramenta de filtragem dos nosso políticos. Na verdade funciona como um funil que nos permite votar apenas naqueles cujo passado político não seja manchado por decisões tansitadas em julgadas ou sentenças proferidas pela justiça eleitoral ou órgãos colegiados.

Contudo, apesar de ter sua essência voltada para "limpeza" do meio político nacional, a referida lei foi de fato omissa no que tange àqueles que respondem a processos de execução fiscal na justiça federal. Tais processos são comuns a muitos dos que compõe, por exemplo, o senado e a câmara dos deputados. Muitos dos políticos que exercem suas funções bem como aqueles que acabaram de ser eleitos respondem ou já responderam recentemente  este tipo de processo, que não deixa de ser uma espécie de "marca negativa" em sua ficha..

Desta forma a Lei da Ficha Limpa por um lado busca punir os que transgrediram normas eleitorais e que foram punidos por tal, mas de certa forma "contempla" os que, apesar de não teram seu passado político manchado por crimes eleitorais, respondem por sonegação fiscal, etc.

Por fim, ao analisarmos toda a temática da Lei da Ficha Limpa, fica fácil percebermos que sua existência advém da vontade dos milhões de brasileiros que lutam por uma política mais "limpa" e transparente, de uma política que de fato possa vir a mudar o nosso país, mas para que tal lei alcance os objetivos reais a que foi destinada é necessário que tenha ainda mais amplitude no que diz respeito as restrições.


Autor: Eduardo Antonio Ramos Pedrosa Facundo


Artigos Relacionados


Mais De 2 Milhoes De Assinaturas Jogadas Fora

Artigo: A Validade Da Lei Ficha Limpa Para Políticos Já Condenados Por Um Colegiado

Artigo: O Tribunal Superior Eleitoral, A Lei Ficha Limpa, Os Políticos E O Supremo Tribunal Federal

Ficha Limpa E A Moralidade Política

Ler Ou Não Ler?, Não é A Questão!

Dst- Dilma E Serra Trabalhando

Assessoria Jurídica Nas Eleições