Propaganda na Mídia Televisiva: Massa de modelar e abreviar a infância.



Resumo:

Este trabalho apresenta discussões relativas sobre a influência da mídia televisiva sobre as crianças e adolescente. Os meios de comunicação, sobretudo a televisão constituem atualmente um dos veículos de maior alcance nacionalmente. A programação televisiva conta com inúmeras propagandas veiculadas diariamente. Dentre essas, algumas são voltadas para o público infantil. Tendo como objetivo maior analisar quais as estratégias utilizadas pelas campanhas publicitárias para alcançar o público infantil, o artigo apresentado discute e analisa o discurso dessas propagandas e como elas conseguem entrar na vida das famílias. Assim, após gravar vinte e quatro horas de propagandas em uma rede nacional livre, levantamos duas propagandas direcionadas ao público infantil. Nelas analisamos um discurso irreal e ilusório em relação à proposta do produto anunciado.

Introdução

Historicamente os meios de comunicação sempre apresentaram motivo de preocupação por parte dos educadores com relação ao desenvolvimento infantil. Essa preocupação não é atual, verificamos que desde a idade média os meios de comunicação, principalmente os livros, eram controlados para evitar que a população se rebelasse contra a Igreja. É claro que a preocupação nessa época tinha por objetivo manter uma estrutura das relações de poder estáveis.
Com o passar dos anos os meios de comunicação modernizaram-se, ampliando o seu alcance, facilitando a vida das pessoas, mas também suscitando novas preocupações. A cada ano surgem novidades no mercado da comunicação. Dentre as mais utilizadas podemos citar, o rádio, os jornais, as revistas, o e-mail, a internet, a televisão e outros. Porém os dados do instituto Ipsos Marplan (2001) comprovam que a televisão é o veículo de maior alcance.
Recentemente pesquisas de diversos autores têm apontado as inúmeras influências da televisão sobre o comportamento infantil. Além disso, é comum ouvirmos o discurso entre pais e professores acerca da preocupação com o conteúdo televisivo veiculado em horários que as crianças estão assistindo.
Por uma questão de delimitação de pesquisa, optamos aleatoriamente por abordar o discurso das propagandas televisivas. Como as propagandas televisivas alcançam diretamente o publico infantil, interferindo também no seu habito de consumo, justificamos nossa pesquisa.
Assim, o objetivo maior foi analisar quais são as estratégias utilizadas pelas campanhas publicitárias para alcançar o público infantil. Para isto percorremos o seguinte caminho: primeiro realizamos uma pesquisa bibliográfica e em fontes on-line para focalizar melhor o estudo. A seguir construímos um referencial teórico o qual sustenta as discussões. Então realizamos uma pesquisa de campo onde gravamos a programação televisiva por vinte e quatro horas de uma rede de emissora de alcance nacional livre. Em posse dessa gravação selecionamos as propagandas direcionadas as crianças e analisamos o discurso de cada uma delas a luz dos autores na área.
Autor: Juliana Salvador Curotto


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