FORMAÇÃO À DISTÂNCIA: articulando teoria e prática - Modelo de TCC (Trabalho de Conclusão de Curso)



Posto da Mata
2009
MARCOS INÁCIO CAVALCANTE

Portfólio Acadêmico apresentado como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), do Curso de Licenciatura em Biologia da Faculdade de Tecnologia e Ciências na modalidade Educação à Distância, pólo presencial da cidade de Posto da Mata/BA, para obtenção do grau de licenciado.

Orientação: Professor Antônio Araan Jambeiro Brandão.

Posto da Mata
2009

Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão.
FREIRE, 2001

Dedico à minha esposa Klebia, pela pessoa maravilhosa que é, pelas diversas formas em que me ajudou, pelos inúmeros momentos agradáveis e pela compreensão da minha ausência e cansaço em vários momentos. E, a todos que, ao longo desta caminhada, se fizeram presentes em todas as horas.

Agradeço a Deus pela oportunidade cedida; e a minha tutora, Gláucia Pereira, por tudo o que representou ao longo deste curso, pelo carinho, dedicação e atenção.

Após todas as etapas deste longo e sinuoso percurso, passando por diversas disciplinas e práticas pedagógicas, estágios supervisionados, estratégias de ensino e aprendizagem em Biologia, bem como os seus respectivos seminários e abordando todos os temas transversais propostos para cada período de curso, pode-se perceber quão vasto e desconhecido é o mundo a ser explorado em se tratando de Educação, a qual deveria ter um papel decisivo para transformação e formação do ser humano em um ser capaz de pensar, criar, inovar e ser crítico.

Destaca-se também como fator decisivo a Educação na Construção da Cidadania, a educação como um dos pilares na construção de valores morais, para que este cidadão possa cumprir a sua função social, com uma educação voltada para a liberdade e respeito à dignidade humana. Além disso, foi abordado também a temática da Educação na Formação de Valores Morais no Ensino de Biologia, com respeito mútuo entre as pessoas, solidariedade, justiça, levando sempre em consideração a valorização humana e a importância de tais princípios básicos estarem inseridos no ensino das Ciências Naturais e de Biologia.

É preciso salientar a extrema importância da Construção da Ciência a partir do Senso Comum, e que este contribui para que a ciência progrida. A partir de problemas do cotidiano das pessoas, surge a necessidade de pesquisar, de aprofundar interpretações dos achados e propor soluções para superar as dificuldades enfrentadas pela população. A ciência existe para esclarecer aspectos problemáticos do senso comum, fornecer respaldo aos questionamentos e fundamentar cada conhecimento produzido em resposta às demandas, principalmente, no que tange o currículo escolar na Biologia.

A proposta curricular de Ciências, Tecnologia e Sociedade (CTS) corresponderia, portanto, a uma integração entre educação científica, tecnológica e social, em que os conteúdos científicos e tecnológicos são estudados juntamente com a discussão de seus aspectos históricos, éticos, políticos e sócio-econômicos (LÓPEZ; CEREZO, 1996).
Dessa forma, todas as reflexões expostas acima culminaram na elaboração deste trabalho de conclusão de curso, que é parte integrante do portfólio com a apresentação de alguns dos trabalhos realizados no decorrer do curso de Licenciatura em Biologia. Trabalhos estes que tiveram grande relevância na formação docente deste profissional.

Neste documento, apresentam-se os objetivos deste trabalho, um diálogo com os temas transversais já pontuados acima, a reflexão de algumas das teorias estudadas, como também a fundamentação teórica embasando a análise realizada. Apresenta-se também uma sucinta discussão dos resultados obtidos além das considerações finais.

Vale frisar, que para embasar este trabalho, utilizou-se estudos de alguns teóricos que tratam da educação, tais como: Pedro Demo, Paulo Freire, Antonio Bazzo, dentro outros.
Autor: Marcos Inacio Cavalcante


Artigos Relacionados


A Importância De Aulas Práticas E O Uso De Recursos Tecnológicos Nas Aulas De Ciências Biológicas

Dificuldades No Ensino De CiÊncias E Biologia Na Rede PÚblica Estadual De Ensino Na Cidade De Picos - Pi

Educação Física E Os Temas Transversais

Ensino De Ciências E Biologia

O Aluno Do Século Xxi, Desafios E Perspectivas Para O Ensino De Ciências E Biologia.

Conhecimento CientÍfico E Senso Comum

Estágio Supervisionado No Curso De Ciências Biológicas: Uma Abordagem Crítica E Construtiva.