RECURSOS AUDIOVISUAIS/PROFESSOR, ALUNO E A IES
Enquanto as mudanças acontecem, nascem a cada dia, pequenos aprendizes, que aprendem dentro do utero materno, como ligar o data-show. Os que muitos conhecem pelo nome de alunos, vêm pra escola com uma grande bagagem de informações que precisam ser organizadas.
A IES como obrigação, segue suas normas convencionais, de trazer as inovações tecnológicas, grandes profissionais de educação, e assim faz seu trabalho brilhantemente de acordo com o esperado. Mas nem sempre a aprendizagem acontece.
Os recursos audiovisuais são há muitos anos usados. Sua história não é nova nem automática, e talvez segundo McClusky : só apartir do século XIX foi introduzido o primeiro retroprojetor na sala de aula.
A aprendizagem ela ocorre explêndidamente com o auxílio dos mesmos e com a participação principal do docente. É o docente que vai transformar a aula em um campo de idéias, imaginação, criatividade e ensino.
Mas isso tem mudado, os lugares têm sido invertidos. É preciso que os três; professor, aluno, recursos audiovisuais trabalhem juntos, cada um ocupando o lugar devido na instituição de ensino. Para que haja saber e prazer na hora de estudar.
1 F. Dean McClusky 1896-1981 Professor Emeritus, His book, Audio-visual Teaching Techniques (1949)
Autor: Sheila Fontes
Artigos Relacionados
Práticas De Relacionamento Em Sala De Aula
É Essencial Para Todo Professor, Ser Pesquisador
A Importância Da Motivação Em Sala De Aula
Relação Professor-aluno Na Sala De Aula
A FormaÇÃo Do Professor De CiÊncias E Biologia Para A UtilizaÇÃo Dos Recursos TecnolÓgicos Na Sala De Aula
A Falta De MotivaÇÃo Profissional Do Professor
A Realidade Atual De Um Professor Da Rede Estadual De Educação .