CRESCIMENTO DE BANANEIRA ''GRANDE NAINE'' SOB DIFERENTES LÂMINAS DE IRRIGAÇÃO



Jadson Miranda Oliveira¹; Maurício Antônio Coelho Filho²; Jonatas Silva Fernandes Filho³; Roberval Oliveira da Silva³; Miguel Julio Machado Guimarães³.
¹ Aluno de Pós-Graduação. PRPPG/UFRB/Núcleo de Engenharia de Água e Solo (NEAS), Cruz das Almas ? BA. CEP: 44380-000. e-mail: [email protected].; ² Pesquisador, CNPMF/EMBRAPA/Cruz das Almas - BA.; ³ Aluno do curso de Engª Agronômica ? UFRB.

INTRODUÇÃO

A banana é uma das frutas mais consumidas no mundo, e a sua produção se concentra em países de clima tropical. Apesar de ser um dos maiores produtores mundiais, o Brasil apresenta baixa produtividade média, quando comparado com outros países como Guatemala e Costa Rica (FAO, 2007). O baixo rendimento constatado nas regiões produtoras de banana evidencia a necessidade de ajustes tecnológicos e de manejo da cultura nas diversas áreas do conhecimento.
Uma das tecnologias mais relevantes demandadas para esta cultura, diz respeito à irrigação, já que ela é muito sensível ao déficit hídrico e seu potencial produtivo depende de uma apreciável taxa de transpiração e boa uniformidade de distribuição de água durante o seu ciclo produtivo, não sendo fácil encontrar condições ecológicas naturais que satisfaçam todas as suas exigências (FIGUEIREDO, et al. 2006).
A bananeira,quando submetida à deficiência hídrica, sofre grandes perdas na produção, reduz o crescimento apical e lateral do pseudocaule, a área foliar e o número de flores femininas que se diferenciarão em frutos, afetando, portanto, o número de pencas e de frutos por cacho (OLIVEIRA et al., 2000). A adoção da irrigação pode aumentar o tempo de exploração da planta e o número de colheitas, além de melhorar a produção já existente.
Quando se conhece a necessidade hídrica máxima diária e anual de determinada cultura, em uma região, pode-se estimar o volume total de água a ser retirado de um manancial hídrico para suprir as necessidades da cultura, permitindo assim um melhor gerenciamento dos recursos hídricos e melhor planejamento de projetos hidroagrícolas.
Neste sentido, o presente trabalho teve como objetivo avaliar o efeito de diferentes lâminas de irrigação no crescimento da cultivar de banana Grande Naine, no seu 1º ciclo.
Autor: Jadson Miranda Oliveira


Artigos Relacionados


Banana, Fruta Tropical

Irrigação?

Presente E Futuro: Irrigação Por Gotejamento

Estudo Do Retorno EconÔmico E Incremento De Produtividade No Tratamento De Sementes Com Aca Plus

Os Benefícios Da Cana-de-açúcar Transgênica

Estudo Da VariaÇÃo De Temperatura E Umidade Relativa Do Ar No Oeste Da Bahia.

Indução De Calos Embriogênicos A Partir De Brotos De Bananeira (musa Spp.)