Corpore sano mens sana: impossível separar



No mês que antecede o verão, muitas pessoas lembram de algo que foi literalmente esquecido durante o restante do ano: o próprio corpo. Ainda que o motivo que faça com que as pessoas lembrem de se exercitar seja fútil, é um meio de relembrar a importância das atividades físicas na manutenção de um corpo saudável, capaz de nos levar na busca de todos os objetivos almejados.
Redescobre-se a importância do esporte! Seja ele qual for: dança, futebol, natação, tênis, individual ou coletivo. O ser humano busca, dentro de sua afinidade e gosto pessoal, praticar esportes, procurando obter um organismo mais saudável, mantendo um equilíbrio entre as faculdades físicas e as mentais, pois, afinal, como já dizia o pensador:
corpore sanno mens sana.
A professora de dança e musculação e estudante de Educação Física, Natália Garibaldi, 23 anos, afirma que o esporte é uma tríade de benefícios entre movimento, ocupação mental e saúde. Para ela, ambos, esportes individuais e coletivos, trazem seus benefícios. No individual, dependemos única e exclusivamente de nosso próprio esforço, "é uma briga contigo mesmo, onde você deve ser o melhor que tu pode ser", afirma Natália. Já no coletivo, a integração garante o alcance do objetivo, é um meio de aprender sobre nossos limites corporais e sobre como nos relacionarmos com os limites do outro.
Uma atividade escolhida por quem quer perder peso é a dança, pois uma hora de aula em ritmo intenso queima até 700 calorias. A médica e aluna de dança, Carla Regina Gallio Machado, 40 anos, tinha problemas de saúde que a fizeram correr risco de vida e aumentar muito de peso. A médica caxiense emagreceu nada menos do que 55 quilos em três anos. Ela associou cinco aulas de axé e de dança de salão por semana à reeducação alimentar. A aluna diz que antes da dança não tinha ânimo, força de vontade, disposição e autoestima. Foi levada para uma escola de dança por uma amiga e se reapaixonou pela dança e o principalmente por si própria!
- Respeitar a mim e aos meus limites e saber que posso, sim, superá-los. Ir além e perceber que não tenho preconceitos e que posso ter amigos mais jovens, brincar, dançar com eles, ter o respeito, a amizade e o carinho deles e por eles, isso fez muita diferença no meu dia a dia e no meu psicológico. Melhorou meu condicionamento físico, meu peso, minha postura diante dos outros, porque fiquei mais disposta, voltei a sorrir, brincar. A dança deixa a gente mais livre, mais aberta as outras pessoas.  Resumindo, me redescobri como pessoa, como mulher. No corpo, com a sensualidade que a dança proporciona, melhorei meu bem estar físico e mental. Encontrei pessoas sem preconceito, aumentei o circulo de amigos e de bons amigos... ? afirma a aluna de dança.
Os que praticam esporte há mais tempo também estão em sua defesa. Vagner Montezano, 27 anos, é adepto da prática esportiva desde os 14 anos, quando começou a correr na escola. Hoje, além da corrida, pratica também paddle e tennis e afirma que faz isso por gostar e se sentir bem. Segundo ele, o paddle e o tennis são esportes que exigem muita técnica na execução de movimentos e para que não venham a surgir lesões futuras é necessário muita concentração.
- Quando estou fazendo qualquer um desses exercícios eu esqueço de tudo e foco ali, na prática. Utilizo a musculação, a corrida e a bike como forma de controlar o peso, pois minha família tem um histórico de hipertensos na família, o que me preocupa muito. Dos benefícios físicos, além do bom preparo, tem a parte estética. É bom se olhar no espelho e saber que teu corpo está legal. Dos benefícios mentais, acredito que a concentração e a descarga do estresse acumulados durante o dia é o principal fator que a prática esportiva me proporciona. ? enfatiza o atleta.
O esporte, seja ele qual for, desenvolve os músculos, reforça a fixação do cálcio nos ossos, fortalece o sistema cárdio-respiratório, oxigena o cérebro e traz ao seu praticante uma sensação de prazer e alegria, por ter realizado algo que somente trará boas consequências. O esporte é uma ótima maneira de começar a trabalhar com aspectos como o companheirismo, a superação de desafios, a conquista de objetivos, servindo de estímulo para que superemos nossos limites.
Vale lembrar que exageros não são bem vindos. A vigorexia é uma doença de culto excessivo ao corpo, caracterizada por uma preocupação excessiva em ficar forte a todo custo. Apesar dos portadores desses transtornos serem bastante musculosos, passam horas na academia malhando e, ainda assim, se consideram fracos, magros e até esqueléticos. Por fim, é de grande importância ressaltar que, ao lado da prática esportiva, para se obter uma vida saudável, a alimentação necessita ser balanceada. Não é necessário cortar todo tipo de alimento, mas, sim, manter uma alimentação equilibrada, rica em vitaminas, proteínas, sais minerais e outros componentes.
Autor: Cristina Pellin De Bastiani


Artigos Relacionados


Ballet Clássico

Dança Da Vida

A Importância Da Dança Para As Crianças

A Natação E Os Benefícios Ao Ser Humano.

A Importância Da Prática Da Dança Para Crianças De 04 à 07 Anos Do Projeto Oficinas De Ensino Complementar

Dança Do Ventre

Benefícios Dos Exercícios Físicos Para A Terceira Idade