Egoísmo no Trabalho



Aos 48 anos de idade, e com cerca de 29 anos de trabalho em diversas áreas, seja em Bancos, Empresas de combustível e Gás, Escolas Estaduais, e Empresas publicas em geral..além de minha própria micro empresa, me deparei com diversas situações onde os "colegas" de trabalho se acham donos da informação.

A dificuldade que algumas pessoas tem de dividir o conhecimento e de progredir junto com o companheiro de trabalho é imensa em alguns casos.

Durante minha vida profissional e até mesmo pessoal, sempre fiz questão de dividir o conhecimento e as informações. Não porque goste de ensinar, mas, porque acho que o melhor profissional é aquele que prepara um "par" para ajudá-lo e até substituí-lo em momentos importantes.

Em minha empresa atual, me deparo com profissionais que não seguem esta linha. Para estes, parece um verdadeiro sacrifício convidar o colega para participar de alguma reunião importante, ou simplesmente chamar o outro colaborador para ouvir e ver uma novidade qualquer. Em alguns momentos, estas pessoas chegam a ser grosseiras e frias, pois, perderam totalmente o controle sobre este egoísmo exagerado.

A história profissional da humanidade já provou que o "mundo" da voltas, que hoje vc é subalterno e amanhã é superior. Que hora é o principal membro de uma equipe e em um instante pode se tornar o estagiário de outra equipe.

As pessoas de bom senso precisam aprender que algumas atitudes são sementes que vão necessariamente fazer crescer árvores tortas e viciadas, que ao invés de ser preservadas em nome da natureza, serão podadas ou deixadas no esquecimento de quintais abandonados e sujos.

Vamos dividir o conhecimento, que é a maior moeda de troca da era da INFORMAÇÃO.
Autor: Julio Facina


Artigos Relacionados


O Que Compartilhar Com A Equipe?

Investimento Em Maquinas Ou Pessoas

Cinco Dicas Para Melhorar Sua Vida Em Repúblicas E Moradias Coletivas

Que Características A Empresa Valoriza Mais: Técnicas Ou Comportamentais?

Que Características A Empresa Valoriza Mais: Técnicas Ou Comportamentais?

Novos Empresários Contábeis

Uma Gigante Para Um Jovem Diretor