O Jogo como recurso pedagógico na sala de aula



Para refletir sobre a contribuição do uso de jogos como recurso pedagógico na sala de aula, em uma escola pública de Ensino Fundamental, de anos iniciais. Empreendemos esta pesquisa centrada na prática pedagógica do professor no cotidiano escolar. Este tema tornou-se relevante, pois, para as crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental, os jogos podem contribuir para o desenvolvimento da coordenação motora, atenção, levantamento de hipóteses e resolução de problemas, leitura e escrita em múltiplas linguagens além de promover a vivência de comportamentos cooperativos. Além de ser objeto de interesse de psicólogos, educadores e pesquisadores como decorrência da sua importância para a criança e a concepção de que é uma prática que auxilia o desenvolvimento infantil, a construção e potencialização de conhecimento. Esta monografia é composta de dois capítulos iniciais sobre a trajetória histórica do Jogo, abordando as diferenças entre Jogo, Brincadeira e Brinquedo e apresentando a importância do Jogo para a Educação e no contexto da sala de aula. No capítulo 3, descrevemos a pesquisa de campo, numa abordagem qualitativa, com método fenomenológico, utilizamos como procedimento de coleta de dados a observação do cotidiano escolar e questionário respondido por doze professores. Através dos dados analisados, consideramos a reflexão causada aos professores no decorrer da pesquisa, e são poucos os professores que trabalham com jogos como recurso pedagógico. Denotamos, tanto nas respostas dadas quanto na observação da rotina escolar a falta de condições de espaço, tempo e planejamento. Embora os professores tenham participado de formações sobre jogos, não há uma sistematização do trabalho pedagógico e falta intencionalidade nas propostas com jogos. É o jogo pelo jogo, fazendo assim o professor perder oportunidades de mediar a aprendizagem do aluno. No entanto concordam que o jogo é um recurso facilitador para a prática pedagógica. Na Conclusão, temos, em consenso, com a fala dos professores que o jogo educativo quando desenvolvido com objetivo e intencionalidade, acreditamos que a utilização de jogos na educação melhora o modo de ensinar, o modo de avaliar e também o modo de aprender, transformando a visão do aluno e do professor em relação ao processo ensino e aprendizagem. Caso contrário, é apenas uma brincadeira sem intencionalidade educativa.
Autor: Marizethe Da Silva Martins


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