Curriculo do Ensino Médio



Sou professor e um questionador eterno do curriculo do Ensino Médio Brasileiro. Este modelo que aí está precisa de urgente revisão, seja para adaptação as diversas modalidades de ensino, como EJA, PROJOVEM, REGULAR, TECNICO, etc...seja para preparar melhor as pessoas para o dia a dia.

Atualmente não seria dificil encontrar um aluno de uma importante instituição de ensino particular bilingue, que é capaz de calcular a DERIVADA de uma gigantesca função trigonométrica ao final do terceiro ano do ensino médio, mas, que é incapaz de entender o sistema financeiro da habitação, e projetar manualmente um financiamento de casa própria.

Esta discrepância é um absurdo criado pelos "gurus" do ensino, que projetam que todos os estudantes sem excessão de idade, nível social, e anseios querem ser UNIVERSITÁRIOS e em carreiras que num passado remoto se resumiam a: MEDICINA, ENGENHARIA ou DIREITO.

Este curriculo precisa de ajustes urgentes, o numero de anos do Ensino médio poderia inclusive variar de 2 a 4 anos, dando ao aluno o direito de decidir o que deseja aprender...e em que deseja se formar.

Se determinada pessoa de 40 anos de idade, quer simplesmente ter o "segundo grau", que faça um curso voltado para as matérias imprescindíveis para compor o conhecimento necessário a sobrevivência. Caso este mesmo aluno, tenha outros sonhos/projetos, que ele cumpra mais 1 ou 2 anos, complementares, com matérias voltadas para sua vocação/desejo.

Acredito que este seja um ponto de discussão para as próximas décadas.
Autor: Julio Facina


Artigos Relacionados


Denúncia Sobre O Enem

O Ensino Médio Na Alemanha

Currículo E Políticas Curriculares

O Processo De Transição Do Ensino Médio Para O Ensino Superior

Enem: Uma Alternativa Para Concluir O Ensino Médio

Supletivo A Distância - Provas Online

A Importância Da Matemática Para A Formação Das Pessoas