Capitalismo...




"A natureza fez o homem feliz e bom, mas a sociedade deprava-o e torna-o miserável" (Jean Jacques Rousseau)


Não quero, nem desejo uma sociedade miserável, mas sim, proferir sobre o capitalismo que destina o sacrifício do trabalho de todos para o enriquecimento de uma minoria. "Porque sou pequena, bem pequena" (Renata Feuser).

Podemos remediar, mas curar... De fato, vivemos em uma sociedade lastimavelmente influenciada pelos meios de comunicação, ao consumo frenético. Onde prevalece o jogo da oferta e procura. Aliás, a medíocre mídia, nos empurrou para alienação do consumismo e do valor, sob o domínio dos grupos econômicos que empoe.

Eu ainda diria que uma crise inédita ronda o mundo - a crise do dinheiro. Seus impactos recentes exibem um cenário de trevas sobre a humanidade e o planeta. Ou seja, uma quer que a civilização do dinheiro, continue, a outra quer superá-la. A primeira, voltada ao consumismo e a lógica do valor. E a segunda, dá o alerta para recusá-lo.

Lamentável, mas real, o capitalismo que atualmente se apresenta é de crescente deterioração social, com desemprego, fome e profunda miséria. Cresce e cresce incontrolavelmente. E futuramente...

Autor: Renata Feuser


Artigos Relacionados


Meios De ComunicaÇÃo Agente Da SocializaÇÃo, AlienaÇÃo Ou CapitalizaÇÃo?

As Flores Dos Esgotos

A Cultura Do Consumismo: A Influência Dos Meios De Comunicação No Comportamento Do Consumidor

Quero Enlouquecer Mais Um Pouco

A Idéia De Região A Partir Da Sociedade Industrial No Filme Ilha Das Flores

Cresce Meu Senhor.

Ambientalismo Versus Consumismo