TRIBO DOS PIRAHÃS



Universidade vale do acaraú
Acadêmicas
Clesiane f. pereira
Jocilene Ribeiro de Sousa
Zaira Fabíola Teles

TRIBO DOS PIRAHÃS

De acordo com whort, nos anos de 1930 afirma que nós seres humanos somos capazes de formular pensamentos a partir de elementos que possuam correspondência nas palavras que se formam somos portanto rodeados de recursos gramaticais que podemos usar e isso nos permite que possamos identificar e reconhecer nosso vocabulário .
O texto nos mostra o mistério da tribo dos pirahãs onde nos mostra deveres ou culturas iguais, mas o que chama a atenção dos pesquisadores é que a tribo tem uma forma de comunicação única. Esse fato desafia todas as teorias sobre como esse idioma se desenvolveu nas diferentes culturas, diferente de outras tribos os pirahãs não tem nenhum tipo de palavra para determinar fatos que represente a sua historia sendo tudo dito no presente eles tem um vocábulo único, de caráter cultural no qual não tem regas se tornando um desafio sem possibilidades de comunicação fora da tribo é uma tribo que desenvolveu seu próprio método de comunicação tornando a comunicação entre eles de uma forma restrita ou seja impossibilitando que outras pessoas possam decifrar o que ali é dito sendo totalmente restrita é uma característica lingüística com códigos únicos e desconhecidos originada da própria convivência na tribo.
O que podemos observar é que todos nós temos a capacidade de desenvolver nossa própria gramática seja de códigos ou de formas mais diferentes de comunicação
Podemos tornar a comunicação de forma clara e objetiva de acordo com o entendimento do meio em que vivemos.
Todos têm a capacidade de desenvolver uma forma de comunicação seja ela única ou entre povo. As informações a respeito da tribo amazônica dos pirahã, e um fato que desafia as modalidades cientificas que tratam da lingüística pois a teoria de Noam Chomsky reluz que a formação do idioma se contextualiza a parti de referencias que se características para desenvolver linguagem.
pirahãs se condicionam com o povo de linguagem única e completa de uma outra forma lingüística falada ou escrita para se relacionarem .
Os primitivos da amazônica conhecidos como índios possuem características próprias que vão desde o idioma ate os primitivos da Amazônia conhecidos com os índios, possuem características próprias que vão desde o idioma até costumes diferenciados da maioria da sociedade, mas é imprescindível explanar que cada tribo indígena possuem instrumentos comum de linguagem, no entanto seguem algumas características sociais para a comunicação no cotidiano os pirahãs são exceções a regras.
De acordo com as características evidenciadas nos mapas os pirahãs se comportam desta maneira devido a dificuldade de comunicação com o mundo exterior a sua tribo, sendo o rio maíci muito distante dos principais afluentes e do próprio rio amazonas.
Neste caso a ciência se traduz como instrumento que segue determinada sistemática para ser compreendida o que não interfere no caso da tribo dos pirahãs esta foge de todos os padrões científicos para ser compreendida .uma vez que a única padronização que os pirahãs seguem e a sua característica coletora e caçadora que rege a sua sobrevivência.
Neste paralelo a comunicação é algo indispensável na tribo, mas a mesma não segue a risca nenhum padrão conhecido como corretos, desenvolvendo assim a sua maneira única de comunicação.
Outro fato que merece a atenção é a aplicação do idioma nessa tribo estes não possuem nenhuma espécie de vínculo com o idioma brasileiro, o que reflete que as proposições levantadas em volta do conceito de idioma são meramente sem importância de acordo com a tribo dos pirahãs.
Mediante desenvolvimento da linguagem e comunicação em diversas tribo é importante ressaltar que a Linguagem humana é todo sistema de signos ,ou seja, são as muitas formas de comunicação, linguagem humana que desrrespeito a toda modalidade da lingua, onde pode ser percebido diversas modalidades linguisticas como a linguagem visual, auditiva, tátil, etc..e o que constitue a linguagem são elementos fundamentais como, gestos,sinais, sons ou simbolos, desta maneira pode-se tornar possivel uma comunicação entre povos.
Portanto linguagem é toda e qualquer capacidade do indivíduo se comunicar, seja através de gestos, simbolos ou o uso da língua em suas variações, sendo que desde criança todos passamos por uma fase universal onde procuramos a capacidade de comunicação, segundo a teoria da gramática universal de Chomsky todas as crianças aprendem a língua igualmante em uma extrutura básica que esta impresa na lingua do ser humano. A teoria considera que a criança aprende a lingua igualmente mais com estruturas basicas de acordo com suas necessidades ou o meio em que vive.
De acordo com a capacidade ou cultura do indivíduo a linguagem pode ser desenvolvidade de diversão formas.neste contexto cultura é o conjunto de atividades e modos de agir podendo ser costumes, valor4es e instruções de um povo, entender como estes valores se internalizam é um desafio á todos sendo que cultura também é um processo onde ocorre evoluções é o meio pelo qual o homem se procura melhores maneiras de se adaptar as condições de existência, onde são colocados recursos inatos, que são providencias ou diversidades de possibilidades de adaptação.
Em um vocábulo repleto de variações linguisticas em que os significados das palavras podem varias de acordo com o que é dito pode-se conceituar de forma que ha frases subordinadas em que frases são encaixadas em outras frases ou vocábulo, onde pode variar de pessoa para pessoa mais com o mesmo valor e significado, existem tambem locuções conjuntivas de subordinação ou seja, sequencia de duas ou mais palavras em um mesmo contexto sendo que só é considerado uma palavra quando ha som e letras termos que fazem parte de uma lingua, voz ou dicção, os vocábulos tem normalmente um objetivo teórico é a combinatoria e a destribuição dos signos onde ha significantes e significados é as palavras se limitam, onde é preciso se ter um raciocíneo complexo ou seja uma captação imediata do que é dito para que tenha uma analise, percepção e entendimento do que é dito.
Os tempos verbais podem ser classificados em tres tipos que são, presente onde são abosdados fatos de tempos atuais, pretérito que significa um ato que aconteceu um tempo antes do presente, podendo ser pretérito perfeito quer dizer uma ação que ja aconteceu ou pretérito imperfeito, mostra uma ação ou abito que acontecia. Futuro que representa uma ação que acontecerá podendo ser, futuro do presente onde representa o futuro ou uma referencia para o presente e futuro do pretérito que pode definir um acontecimento ocorrido.
Para cores ha um conceito de que faz parte de um sistema visual do ser humano em que é provocado pala ação de células especializadas da retina óptica, a cor é determinada por frequencia de ondas onde são moléculas constituintes de reflexos desta forma a cor é relacionada com diferentes tipos de ondas e comprimentos que age no aspecto eletromagnético e optico do ser humano a cor pode ser relacionada com a luz ou com o escuro sendo que a cor branca ajuda a iluminar determinado ambiente e já uma cor preta irá favorecer a escuridão podendo se dividir em duas modalidades que são; cores primárias e cores secundarias, as cores primárias são as constituidas em que não havera nescessidade de mistura ,ouseja, primeiras cores. E as secundarias são as cores que se misturam para formar outras podendo obter resultados diferentes.
A língua e um meio de comunicação entre todos os povos o qual tem uma dinâmica social a língua é um objeto de constante estudos da linguística os seres humanos tem demonstrado no uso da língua uma capacidade inesgotável de criar e compreender um número finitivo de regras e o que as palavras representa para cada falante .para assim compreender melhor a língua que usa para poder ter um melhor desempenho.
E assim língua escrita ela vem ser uma representação de segunda ordem , da fala pois ela só representa o som da fala. Por isso e preciso que desde cedo mostre para as crianças como a escrita se organiza com varias regras a seguir.No ensino tradicional o qual obriga as crianças a reaprender a produzir os sons da fala pensando que se eles não são adequadamente diferenciáveis não é possível escrever num sistema alfabético,se sabe que a criança chega a escola com um notável conhecimento de sua língua ,com um saber lingüístico sem saber o seja um conhecimento inconsciente, onde se adquiri no seu cotidiano em uma comunicação social. Em uma sociedade que na visão antropológica cuja a qual tem sido a ciência da humanidade que investiga a cultura e que se caracteriza por ter uma organização interna tem sua própria cultura como vimos na cultura dos pirahãs a forma como se relacionam com natureza com sua especificidade cultural.
Como se pode observar nos desenhos onde cada povo tinha uma maneira de expressar no período paleolítico, nesse período eles tinha como objetivo era uma forma de regitrar aquilo que acontecia pois era a única maneira pois ainda se tinha a escrita para fazer registro desses acontecimento.assim acontecia com arte que tem uma importância muito grande pois através dela foi possível fazer á interpretação das figuras existentes nas cavernas feitas pelos nosso antepassados.
Foi possível perceber que na tribo não se tinha nenhum contato com
número,onde se sabe que o número ele faz parte de quase toda cultura ,de uma sociedade ,mais na tribo eles tinha essa abstração aritmética não possui o habito de usar qualquer tipo de número.onde se confirmou a teoria lingüística de Benjamim whorf qual diz que o idioma condiciona o raciocínio, onde se confirmou que a a gramática vem da seu propria cultura que não existe em nenhum ligar do país.










Autor: Clesiane Feitosa Pereira


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