PAZ NO TRÂNSITO



O presente Artigo apresenta que nos dias de hoje é difícil encontrar um motorista principalmente nas grandes cidades, que nunca tenha tido algum problema com o transito, pois aumentaram muito o uso das motocicletas com o intuito de economizar tempos e dinheiro, pois as mesmas são mais econômicas. A pressa em realizar seu trabalho, (entregadores, os chamados moto boys), acabam se envolvendo em acidentes, e que muitas vezes os levam a óbito.
O transito hoje é considerado o indicador de como anda sociedade brasileira, reflete a violência, o desprezo pelas leis, arrogância, desrespeito para com o próximo, com isso cada ano que passa os números relativos de mortes em acidentes é muito grande, tornam-se assustadores.
A psicologia do transito deve pensar como o transito se forma, como as pessoas participam deste espaço e quais as necessidades e interesses das pessoas.
Quando o homem redescobre seus valores ele passa a ver a realidade por um auto prisma, tornando possível sua interferência na realidade através de um repensar das atitudes no transito, podem transformá-lo numa ação mais humana, apoiada no respeito à vida na solidariedade e na paz.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais, sob a denominação de temas locais, pretendem contemplar os temas de interesse específico de uma determinada realidade a serem definidos no âmbito do Estado e Município, da cidade e/ou escola. Uma vez reconhecida a urgência social e de um problema local, este poderá receber o mesmo tratamento dado as outros temas transversais. Tomando-se como exemplo o caso do transito, vê-se que, embora esse seja um problema que atinge uma parcela significativa da população, é um tema que ganha significação principalmente nos grandes centros urbanos, onde o transito tem sido fonte de intricadas questões de natureza extremamente diversa.
Pense-se por exemplo, no direito ao transporte associado á qualidade de vida e á qualidade do meio ambiente, ou o desrespeito ás regras de transito (transito brasileiro é um dos que, no mundo, causa maior número de mortes). Assim, visto de forma ampla, o tema "Trânsito" remete á reflexão sobre as características de modos de vida e relações sociais.
A contribuição da escola, portanto, é a de desenvolver um projeto de educação para o TRÂNSITO, comprometida com o desenvolvimento de capacidades que permitam intervir na realidade e crescimento para transformá-la. Um Projeto Pedagógico voltado de acordo com seus objetivos que poderá ser orientado na atenção da escola e dos educadores.
A proposta da educação no transito na escola se insere dentro dos temas transversais, permite a contextualização dos conteúdos discutidos no processo de ensino aprendizagem nas disciplinas que compõe o currículo oficial, portanto, possibilita a transversalidade do tema TRANSITO.
Proporcionar ensinamentos teóricos e práticos relacionados à educação no transito, oferecer atividades voltadas para o desenvolvimento integral da criança, estimulando o aprendizado e o desenvolvimento de atitudes sociais positivas, tais como: disciplina, respeito ao próximo, ética, cooperação mútua, amizade, cidadania entre outros.
Desenvolver hábitos de um pedestre e condutor consciente, aprender a respeitar as autoridades
Neste processo o professor tem seu papel fundamental com o compromisso e a organização educativa.
Afinal, estamos vivendo a era da globalização fundamentada em atividades escolar no desenvolvimento do projeto sobre futuras ações.

Autor: Benedito Gonçalo Borges


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