Kaizen



Kaizen

Kaizen é a expressão utilizada para definir o modelo (ou filosofia) japonês de gestão da qualidade e que significa melhoria contínua dos processos produtivos através da introdução permanente de pequenas melhorias, que apesar de baratas e de fácil implementação, conduzem à redução de custos, melhoria da qualidade e/ou aumento da produtividade e eficiência.
O Kaisen foi criado e desenvolvido para melhoria nas áreas de Manufatura, tem como foco principal identificar melhorias no processo produtivo através da eliminação de desperdícios de forma reduzir o tempo de ciclo do processo e aumento de produtividade. A metodologia Kaizen leva à implementação de um novo paradigma de organização do trabalho focalizado na criação de fluxo (movimentação) de materiais e de informação, no trabalho puxado em função das necessidades dos clientes, no zero defeito e no zero acidente. As organizações devem perceber que a concorrência dos mercados atuais se dá mediante necessidades como produtos confiáveis e livres de defeito, entregas rápidas, dentre outras, amplamente influenciadas pela função produção. O direcionamento a ser dado é o de criação de vantagem competitiva por meio da excelência nas práticas produtivas. Todos participam da melhoria continua, incluindo a alta gerência até o piso de fábrica, com o objetivo de identificar oportunidades de ganho melhorando a produtividade da organização. Todavia, a aplicação dessa filosofia não é fácil nem tão pouco rápida, uma vez que deve ser vivenciada pelos colaboradores dia a dia. Para aplicá-la de forma efetiva, a organização deve possuir um profundo conhecimento de seus processos. Dessa forma, fica mais fácil a identificação de desperdícios, ou seja, potenciais de melhorias do processo e uma consequente definição de temas de Kaizens nas áreas. O Kaizen deve ser implantado pelos próprios colaboradores visando sempre que possível desprender o mínimo de recursos, é obvio que uma grande soma para um retorno maior ainda deve ser avaliado.
O sucesso a longo prazo de uma organização está relacionado à sua vantagem competitiva. Por isso, as empresas devem trabalhar com o objetivo de alcançar esta vantagem competitiva, ou seja, trabalhar guiadas por objetivos de desempenhos principais.

Autor: Jussara Araújo De Castro Tanouye


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