EDUCAÇÃO E GERONTOLOGIA SOCIAL



RESUMO

Com o aumento substancial de idosos em todo o mundo, inclusive no Brasil, alarga-se o universo de atuação para multiprofissionais, em especial, para os profissionais da área de saúde. No entanto, é necessário que estes, conheçam os aspectos da senescência e senilidade, afim de melhor atender à promoção e prevenção do idoso. Tivemos como objetivos identificar as disciplinas do curso de enfermagem da UESC que discutem conteúdos gerontológicos, analisar a importância dispensada a discussão sobre o envelhecimento pelos alunos e discutir a necessidade de inclusão da disciplina geronto/geriatria na grade curricular do referido curso. Estudo descritivo, qualitativo, realizado no Campus da Universidade em Ilhéus-Ba, no segundo semestre de 2004. Utilizamos a entrevista semi-estruturada para coleta de dados e a técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin (1977). As informações foram agrupadas em duas categorias temáticas: A importância da discussão sobre o envelhecimento e o cuidar do idoso; e A inclusão da disciplina obrigatória geronto/geriatria na grade curricular. Os dados obtidos neste estudo mostram a deficiência de discussões sobre o envelhecimento, o que justifica a não capacitação do corpo discente para prestar assistência adequada ao cliente idoso, reforçando desta forma a necessidade de uma disciplina obrigatória com carga horária teórica e prática voltada para o idoso, e que atenda todas as especificidades do envelhecimento.

Palavras Chave: 1- Gerontologia. 2- Educação. 3- Enfermagem.
Autor: Nubia Andrade De Matos


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