O MARKETING DA FÉ NA SOCIEDADE DO ESPETÁCULO OBSERVAÇÕES AO PROGRAMA A NAÇÃO DOS 318 PASTORES DA IGREJA UNIVERSAL DO REINO DE DEUS



1. Introdução

O presente estudo baseia-se em observações realizadas a partir do discurso utilizado pela Igreja Universal do Reino de Deus, em seu programa A Nação dos 318 pastores, transmitido pela Rede Record de Televisão, e desvenda algumas técnicas de marketing utilizadas pelos seus idealizadores, para convencer os telespectadores a participar dos cultos religiosos presenciais.
Este estudo teve sua origem em uma conversa cotidiana com um amigo que havia ingressado na Igreja Universal do Reino de Deus na oportunidade o que mais me chamou atenção não foram algumas mudanças de hábito radicais que este amigo realizou, mas sim os argumentos que ele apresentava como explicação para tais mudanças, os quais estavam diretamente ligados a um discurso materialista como "[...] em três meses começou a me sobrar dinheiro [...]".
Capra (1982), referencia que a sociedade transforma-se continuamente, influenciada por fatores externos, e imprevisíveis, o capitalismo em especial foi o fator que, a partir de seu surgimento, penetrou e se enraizou nas premissas epistemológicas da sociedade, o capital aliado a visão fragmentada e mecanicista do mundo, nos presenteou, com o lado sombrio do crescimento, onde se constroem sistemas de valores altamente lucrativos ao capitalismo e brutalmente insalubre a sociedade, que se torna cada vez mais fragmentada e infiel aos sistemas e instituições.
Estas características tão inclusas nas empresas privadas, atingiram também as organizações inclusive as religiosas; as quais passaram em grande parte a sofrer uma forte influência em suas características em direção ao crescimento econômico e ao materialismo.
O crescimento econômico está ligado ao crescimento tecnológico, então as instituições utilizam as ferramentas tecnológicas de comunicação para cultivar uma cultura de consumismo nos homens e para influenciar suas opiniões, seus gostos e seus comportamentos.
Dentre as ferramentas referidas a mídia televisiva parece ser a mais atraente e expressiva forma de fazer com que espectadores se tornem consumidores de bens, serviços e idéias.
As instituições religiosas são também instituições sociais. Por isso, como funcionamento, não escapam às regras que as determinam, então elas também procuram usufruir dos benefícios da mídia televisiva para alcançarem os seus propósitos, deste modo as religiões mais tradicionais vão perdendo espaço para as religiões mais novas, que já nascem prontas para o espetáculo, então surge a igreja eletrônica que faz sua tele-fé, propõem tele5 romarias e fazem curas tele - religiosas. Na disputa por fiéis valem as mesmas noções do mercado.
Para tal menciono neste trabalho a crise da igreja evangélica no Brasil e a utilização da mídia e a possível utilização das técnicas de marketing por parte das igrejas eletrônicas que transformam o cotidiano religioso, em um espetáculo da fé.
Autor: Ivaldo Trindade Martins


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