Tecnologia: ponte ou barreira nas relações humanas?
As pessoas não vivem mais sem o celular - que, aliás, perdeu sua função principal -, sem o laptop, sem o videogame e outros tantos apetrechos tecnológicos com os quais somos bombardeados diariamente. Uma pesquisa virou sinônimo de copiar e colar. Nem o jornal mais as pessoas pegam na mão para ler. A vida passou a ser limitada a uma tela de computador.
É óbvio que não discuto a importância da tecnologia na realidade em que vivemos, afinal, ela veio para nos beneficiar em muitos aspectos: detectar doenças com mais facilidade, fornecer com mais rapidez as informações, economizar tempo e dinheiro na realização de tarefas, tornar a pesquisa mais acessível etc. O grande problema dessa evolução toda foi a inversão de valores. Temos que ter a consciência de que a tecnologia está aí para nos servir e não nós servirmos a ela. Comece a pôr na balança algumas coisas. O que é mais importante: um jantar com os velhos amigos ou atualizar a Colheita Feliz?
Não há problema nenhum em estar conectado a esse mundo virtual, pelo contrário, é necessário. No entanto, os valores humanos não podem se perder. Tudo que gira em torno da tecnologia envelhece rapidamente; o que é novidade hoje, amanhã não será mais. Porém, uma amizade verdadeira, uma palavra de apoio dada ou recebida, as lições tiradas de um livro, um abraço, boas gargalhadas ou outros tantos valores humanos jamais serão substituídos.
Autor: Kátia R. Maffei Dos Reis
Artigos Relacionados
A Importância Dos Jogos Educativos No Desenvolvimento Infantil
Tecnologia A Favor Do Desenvolvimento Pessoal E Profissional
Pontos Positivos E Negativos Da Tecnologia
Mudez
Educação E Informática: Mesclando Conhecimentos
O Valor Do Silêncio
A Busca