Características das Teorias Gramaticais Implícita e Explícita



LUFT, Celso Pedro. Língua e Liberdade, Por Uma Nova Concepção de Língua Materna. 8ª edição. São Paulo: Ática, 2003. p. 71-84


Elizangela Quintela Miranda Costa¹



1 Característica da Teoria Gramatical Implícita

O autor chama de Teoria Primeira aquela que é internalizada pela criança e que não deve ser confundida com a Teoria Segunda ou Explícita. Segundo o autor a Teoria Natural dá-se com a aquisição da linguagem de maneira natural sem muito esforço, com facilidade por se estabelecer ainda na fase de desenvolvimento cognitivo.
No entanto, quando o falante se expressa sem análise consciente, mas com lógica gramatical, sem saber que está utilizando a Teoria Intuitiva ou Implícita. Já nos primeiros anos de infância, a criança primeiramente cria hipóteses, é que as frases se estruturam e se organizam inconscientemente. O estudioso denomina esta característica de Teoria Auto-Ensinada.
Segundo Luft, a Teoria Individual identifica a capacidade que cada criança tem de aperfeiçoar seu sistema lingüístico, através da auto-reformulação de regras sem haver relação com o ensino ministrado por professores ou especialistas da língua, onde a criança avalia e corrige sua linguagem a partir de suas próprias observações.
Nesta Teoria a criança formula sua linguagem de acordo com o que continuamente escuta o que para a Linguística uma criança que ouve a forma culta frequentemente não terá dificuldades em usá-la, o mesmo ocorrendo com a inculta. Esta é a Teoria de Uma Variedade que são utilizadas no ato da fala, ao contrário da Teoria Incompleta que é encontrada nos livros de Gramática e ensinada nas escolas.
A Teoria dirigida para a prática é aquela em que a criança além de certo conhecimento da Língua Materna e este lhe permite relacionar-se com outros membros da sociedade em que vive, saindo da prática de pendência de terceiros para sua própria prática e independência pessoal através da linguagem. E com relação à Teoria da Comunicação, esta acontece quando no momento da fala a criança observa as regras próprias da gramática, tornando sua comunicação mais eficiente e compreensível para quem a escuta.

2 Característica da Teoria Gramatical Explícita

A Gramática chamada Artificial pelo autor é aquela que a criança aprende na escola, isso quando tem a oportunidade de freqüentar uma, a partir dês te contato com a escola é que a criança vai desenvolver sua percepção par os códigos lingüísticos que lhe permitirão a estruturalização, através da escrita, de seu conhecimento lingüístico de forma sistematizada.
A Teoria Artificial ou Não Natural é aquela que resulta de um produto cultural, mas nem todos os povos chegaram a conhecê-la, por exemplo, os povos sem escrita ou ágrafos, assim como algumas pessoas identificadas como analfabetos. Esta Teoria só é possível a partir da Teoria Natural, onde o indivíduo é o principal e único agente. Em contrapartida, A Teoria Explícita Discursiva, busca explicar, ou seja, tornar consciente o que está inconsciente projetando para o racional o que é intuitivo, tornando verbal o que não é verbal, portanto é permitir que o consciente formule regras lógicas.
Desde o momento em que a criança se torna um autodidata em linguagem e aprende a Língua Materna ainda sem freqüentar uma escola e depois passando a freqüentá-la ela será o objeto da Teoria Ensinada por Outros. A Teoria Social como o próprio nome diz, refere-se ao ensino escolar visando o comportamento social.
A escola atua linguisticamente e sociolinguisticamente sobre a criança, às vezes discriminando e usando um método de ensino tradicional que não permite a criatividade lingüística do indivíduo. A Teoria da Escrita é a teoria segunda, pois se preocupa com o escrever certo, porém este escrever certo confunde-se com ortografia.
De outro lado, está a Teoria Incompleta, cuja nesta a criança descobre a Gramática, porém esta mesmo para os estudiosos é cheias de hipóteses e problemas insolucionáveis, especulações, pois a instituição lingüística é presente em todo objeto e na tentativa de análise a razão enfrenta muitas dificuldades.
A Teoria Pouco Estruturada é segundo a visão do autor é aquela em as palavras são distribuídas em classes, Poe exemplo, o numeral e o pronome. Toda Língua é sustentada por uma estrutura em que os elementos estão interligados e cuja as ciências da linguagem não obtiveram descrição precisa para o rigor dessa descrição.
Teoria pela Teoria significa conhecer tanto na escrita como o seu conceito e a Teoria sem Objetivos Definidos é a teoria adquirida na escola e está relacionada à escrita e suas regras gramaticais que inibem a fluência expressiva, ao contrário da Teoria Gramatical que não é explícita, portanto seria melhor empregar objetivos teóricos no Ensino Fundamental e Médio e as teorias de nível científico no Ensino Superior, pois assim seria mais eficaz.



Autor: Elizangela Quintela Miranda Costa


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