TURISMO DE EVENTOS:ESTUDO DE CASO DA ILHA DE SANT?ANA



1. INTRODUÇÃO
Este artigo tem como objetivo apresentar o novo espaço turístico para eventos no interior do Rio Grande do Norte, dando ênfase ao carnaval da cidade de Caicó. Dentre os segmentos do turismo, o que mais se destaca no interior é o turismo de eventos. Isso se sucede devido ao grande investimento em todos os tipos de eventos, principalmente as festas, e é esse em especial que vem ganhando força com o passar dos anos.
O artigo será desenvolvido por diversas definições de turismo eventos, abrangendo os pontos positivos e negativos que são ocasionados pelos impactos que eles acarretam para a região.

2. TURISMO DE EVENTOS
2.1 Turismo
A Organização Mundial do Turismo (2001) define o mesmo como sendo ligado: "as atividades que as pessoas realizam durante suas viagens e permanência em lugares distintos dos que vivem, por um período de tempo inferior a um ano consecutivo, com fins de lazer, negócios e outros".
Segundo DUTRA (2003), Turismo é a realização de viagens para qualquer lugar que não seja o qual a pessoa mora, seja a lazer, passeio, negócio, religião, eventos (a que abordaremos com mais profundidade ao longo do texto) ou outra atividade diferente da econômica.
Pode-se caracterizar turismo como o deslocamento de pessoas com a participação focada em um determinado interesse, sem o ganho por realizar essa atividade.
O turismo no Brasil se caracteriza por oferecer, tanto ao turista brasileiro quanto ao estrangeiro, uma gama mais que variada de opções. Nos últimos anos, o governo tem realizado muitos esforços no que diz respeito às políticas públicas para o desenvolvimento do turismo brasileiro, com programas que barateam o deslocamento interno, desenvolvem a infra-estrutura turística e capacita a mão-de-obra para o setor, além de aumentar consideravelmente a divulgação do país no exterior. O que só tende a tornar o Turismo a atividade que mais cresce no setor terciário no Brasil (movimenta cerca de 3,5 trilhões de dólares, dados de 2001). É o meio licito que movimenta mais dinheiro, "abafado" apenas para o narcotráfico e a indústria bélica (meios ilícitos). Tal ramo é de vital importância para o profissionalismo do setor turístico e necessário para a economia do Brasil, país este com respeitável potencial turístico. (DUTRA, 2003).
Essas citações e o estudo realizado, só comprovam o que muitos estudantes em turismo sabem e o que alguns turistas desconfiam, o Brasil é sim um ótimo destino turístico, embora como todos os outros lugares tem suas restrições. Mas o que realmente é necessário frissar, é a importância que o turismo tem perante a sociedade, gera renda, empregos e criação de infra-estrutura que beneficia não só o turista, como a população da cidade.

2.2 Eventos
"Evento é uma concentração ou reunião formal e solene de pessoas e/ou entidades realizada em data e local especial, com o objetivo de celebrar acontecimentos importantes e significativos e estabelecer contatos de natureza comercial, cultural, esportiva, social, familiar, religiosa, científica etc" (ZANELLA, 2006, p.13).
"É um conjunto de táticas e estratégias que são desenvolvidas com a finalidade de progresso, bem-estar, da satisfação e ocupação prazerosa. Possibilita a apuração os lastros comerciais e culturais científicos, etc. e seus objetivos variam de acordo cm a intenção e com a planificação. Alavanca a economia e acontece em caráter eventual. Foge da rotina e contempla interesses religiosos, lúdicos, folclóricos, comerciais, políticos e culturais, atendendo anseios de intercambio, d massificação, de demonstração ou exposição e de divulgação, entre outros". (RISPOLI, 2007, p.21).
De acordo com pesquisas realizadas e algumas citações acima, entendeu-se que eventos são movimentações feitas com o intuito de chamar a atenção para determinadas manifestações, sejam elas de caráter cultural, científico, social, político, entre outros. Além de serem ações planejadas para exaltar determinado tema, a fim de movimentar a economia local e o fluxo turístico na região, especialmente nessa época. O evento pode ser dividido em pré-evento, que consiste em todo o planejamento de como será executado o evento; o pós-evento reflexo do que foi executado durante o evento, mostram-se então os resultados e observa se as perspectivas foram alcançadas.

2.3 Turismo de Eventos
Em um período que é necessário aprimorar os resultados da "alta e baixa estação", tendo em vista a fomentação do turismo em distintas épocas do ano, para que exista um maior equilíbrio da demanda, o Turismo de Eventos apresenta-se como uma solução ideal para os destinos turísticos. Isso porque os promotores desempenham seus eventos em época de baixa temporada, quando descobrem facilidades em reunir um número significativo de participantes, ao mesmo tempo em que possuem diversos locais preparados a sediá-los. O turista não necessita está de férias para viajar e existem centenas de eventos que acontecem ao longo do ano, sendo possível, ainda, a criação de outros, dependendo do município ou região.
Nota-se que um evento mobiliza um grande número de profissionais durante a sua realização, provocando uma grande circulação econômica nas cidades sedes. É importante ressaltar também que o turista de eventos é motivado por interesses profissionais, combinando atividades de trabalho e lazer, tornando-se um consumidor com grande potencial de consumo do item entretenimento. Mais um aspecto importante do Turismo de Eventos é o fato do turista retornar depois, com a família, para os locais que mais lhe agradaram.
Partindo desses conceitos, os congressos e os seminários, têm um desempenho importante no desenvolvimento do turismo regional. Eles se apóiam na necessidade das empresas pós-industriais de alcançarem e comparem conhecimentos. Assim sendo, tanto as organizações e os encontros, como as convenções e exposições ocupam lugar de destaque no Turismo de Eventos. Seu desenvolvimento compreende um vasto e diversificado conjunto de atividades econômicas, com importância independente no setor de serviços, na indústria e no comércio em geral.
No aspecto social, a atividade do turismo, em região economicamente subdesenvolvida, pode proporcionar meios de conservar um nível de atividade econômica, o suficiente para que evite a migração de pessoas para as áreas mais desenvolvidas de um país.
Por conseguinte, em termos econômicos o Turismo de Eventos é capaz de gerar muitos benefícios, tais como aumento na receita global do local-sede do evento, (um turista participante gasta três vezes mais do que um turista comum); enriquece a imagem da cidade-sede do evento (o participante é um meio de divulgação do local). Além do emprego e do rendimento, e, do mesmo modo, progressos na infra-estrutura como resultado do desenvolvimento do turístico.

3. CONCEITO DE COMPLEXO TURÍSTICO
Segundo Roberto C. Boullón o complexo turístico faz parte de uma hierarquia dentro do espaço turístico, ele é uma subdivisão do espaço turístico artificial no qual predomina todo tipo de artefatos construídos pelo homem. O complexo turístico se caracteriza pela existência de pelo menos um atrativo de alta hierarquia pelo qual a permanência dos turistas dure cerca de três dias.
"Um complexo turístico chega a ser uma derivação dos centros turísticos de distribuição que alcançam uma ordem superior." (BOULLÓN 2002, pág. 92)
Dentro das definições o trabalho aborda a caracterização do complexo turístico Ilha de Sant?Ana.

3.1 Caracterização do complexo turístico Ilha de Sant?Ana
A Ilha de Sant?Ana é localizada na cidade de Caicó e recebe a alcunha de complexo turístico por se tratar de um espaço destinado para lazer da população (e turistas) e captação de eventos.
A mesma dispõe de 147 mil metros quadrados de área de lazer com toda a infra-estrutura de suporte ao complexo como estacionamentos, pontes, avenidas, parques e passarelas nos quais é compreendido parque infantil, palco para os shows com praça de alimentação, boxes para artesanato, anfiteatro e um ginásio dotado de quadra poli esportiva com dimensões oficiais e arquibancada com capacidade para 3.000 pessoas. Foram investidos cerca de 18 milhões de reais para a construção do Complexo Turístico.
"O complexo foi construído para incrementar o turismo de eventos na região. O espaço consiste num parque temático, parque infantil, palco para os shows com praça de alimentação, boxes para artesanato, anfiteatro e um ginásio dotado de quadra poli esportiva com dimensões oficiais e arquibancada com capacidade para 3.000 pessoas. O complexo deve atrair também pousadas que vão atender aos visitantes durante todo o ano, principalmente nos grandes eventos e festejos do calendário turístico de Caicó. O espaço será composto por três pousadas, cada uma dispondo de 20 unidades de hospedagem, e localizado no início da Avenida Beira Rio, na rótula do poço de Santana, próximo ao centro histórico-cultural, comercial e religioso da cidade. As áreas de urbanização do projeto compreendem um espaço de mais de 147 mil metros quadrados, com toda a infra-estrutura de suporte ao complexo como estacionamentos, pontes, avenidas, parques e passarelas."

3.2 Divergências entre o conceito e a real utilização do Complexo Turístico Ilha de Sant?Ana
Se analisarmos o real conceito de Complexo Turístico e do que se caracteriza a Ilha de Sant?Ana, logo encontraremos uma falta de sincronia entre os dois. Apesar das diversas opções de lazer que a Ilha oferece para a população local fazendo daquele espaço um atrativo para a cidade, a denominação "complexo" não tem um significado completo no momento, pois um complexo turístico necessita de outros componentes além da variedade de atividades oferecidas. Essa falta de totalidade no nome e no complexo em si, pode ser explicada pelo pouco tempo que este projeto estar em prática, a Ilha de Sant?Ana é um atrativo muito novo na região do seridó, sendo então de responsabilidade dos que projetaram a Ilha e dos governantes locais fazerem do Complexo Turístico Ilha de Sant?Ana um original complexo turístico, adicionando as funções necessárias.

4 ANÁLISE
Analisando-se assim que a denominação dada ao atrativo não corresponde, pelo menos não em sua totalidade, ao que realmente ele representa hoje. Havendo uma falta de comprometimento não só com a população mais também com os profissionais da área que atuam em Caicó, já que os verdadeiros conhecedores do termo Complexo Turístico sabem sua denominação e em que ele é aplicado.
Esses novos espaços abertos ao Turismo precisam de planejamento de um profissional da área, para que assim sejam bem definidos e melhor apresentados tanto a população local, quanto aos turistas.

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS
Através deste artigo abordou-se a definição de eventos e como esse segmento do turismo traz tantos benefícios para os que dele participam, abordamos particularmente o Complexo Turístico Ilha de Sant?Ana que é uma novidade para o interior do estado, especialmente na região do seridó. As definições e informações que são apresentadas no artigo foram pesquisas realizadas em livros de autores renomados na área de turismo de eventos, em sites e blogs ligados a prefeitura de Caicó ou que simplesmente abordavam o assunto.
Concluiu-se que os eventos no interior do estado são muito bem sucedidos, e que esses novos espaços direcionados especialmente para essa atividade são de uma importância enorme, apesar de ainda faltar uma concordância entre a denominação e o local, o Complexo Turístico já é visto com bons olhos no Seridó.

6 REFERÊNCIAS

BOULLÓN, Roberto C. Planejamento do Espaço Turístico. Trad. Josely Vianna Batista. Bauru: EDUCS, 2002. p.92

Governo de Todos. Ações do Governo: Complexo Turístico Ilha de Santana. Disponível em: Acesso em 20 de abril de 2009.

SILVA, Nilza Costa da. Turismo de Eventos. Disponível em: Acesso em 18 de abril de 2009.

Wikipédia, a enciclopédia livre. Disponível em: Acesso em 20 de abril de 2009.

Autor: Karla Simone Costa De Assis


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