O Que São Agentes Literários



Agente literário: competências e funções.

Agentes literários são profissionais que representam escritores. Esta representação pode dar-se de diversas maneiras. A representação habitual dos agentes é a de procurar uma editora para o livro do autor, mas o trabalho deles não se resume a isso. Vai além.

O agente ajuda a divulgar o escritor na imprensa, através do trabalho de assessoria. Bem como serve de contato qualificado para o escritor na hora de agendar eventos, congressos, entrevistas.

O agente também deve entender de contratos na hora de representar o escritor em negociações relativas a traduções da obra, adaptações para outras linguagens (como cinema, teatro), publicações no estrangeiro.

Deve entender do mercado editorial brasileiro, de marketing editorial para contribuir melhor na promoção do livro, no intuito de maior vendagem.

Eles devem ter amplo acesso aos editores, saber que tipo de literatura eles procuram. Só assim, quando procurados por um escritor, poderão indicá-lo a melhor editora para os seus livros.

Além disso, dão consultoria aos escritores sobre quais os assuntos que as editoras estão publicando, qual a melhor maneira de publicar um livro. Podendo, com a ajuda de pessoal específico, melhorar a obra do escritor e até corrigir certos erros, para facilitar a publicação.

Os agentes podem servir de ponte para a contratação de um ghost writer (escritor fantasma) para quem deseja ter um livro publicado.

Enfim, o agente literário sobrevive de uma parte dos direitos autorais do escritor. Quanto maior o ganho do escritor maior o do agente literário também, de maneira que os dois devem atuar em conjunto.


Autor: Ivaldo Ribeiro Filho


Artigos Relacionados


O Salmo 23 Explicitado

Minha Mãe Como Te Amo

Pra Lhe Ter...

Nossa Literatura

Tudo Qua Há De Bom Nessa Vida...

Eu Jamais Entenderei

Exemplo