CRM - Amplitude da Aplicação do Conceito



Qual é a amplitude da aplicação do conceito de CRM? Ele é válido para todas as empresas e todos os mercados?
CRM: Customer Relationship Management

O conceito de CRM não é valido para todas as empresas nem todos os mercados. Empresas com orientação de produção não estão muito preocupadas com o CRM, porque elas concentram-se em alcançar alta eficiência de produção, baixos custos e distribuição em massa, alegando que o consumidor dá preferência a produtos fáceis de encontrar e com custo baixo, o mesmo acontece com as empresas orientadas ao produto, estas, prendem-se no produto, amando-o, e se esquecendo que o cliente está em primeiro lugar.
Verifica-se o mesmo nas empresas com orientação para vendas, estas estão preocupadas em vender, vender e vender, empreendem esforços em vendas agressivas e propagandas de modo a atingir um grande volume de vendas e lucros avultados.
Já, nas empresas com orientação de marketing, torna-se necessário e imprescindível a aplicação do CRM, pelo facto de elas estarem viradas para a satisfação do cliente (lucrativamente) antecipando o seus desejos, na criação, na entrega e na comunicação do valor superior a satisfação, tendo como base a criação de relacionamentos fortes, e o conhecimento de cada um, (os mais lucrativos para organização)para um atendimento mais personalizado.
Portanto, resumindo, pode-se dizer que o CRM e aplicável a empresas com orientação de marketing e a mercados Nicho, onde a relacionamento eficaz com o cliente é a chave para obter a sua fidelidade.

Autor: Mateus Macie


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