Estrelas Tortas ? Walcyr Carrasco




Um trabalho feito junto com os alunos de uma forma integralizada, onde ocorra pesquisa, compreensão e leitura, fará que se provoque no aluno a vontade do saber. O trabalho com a obra de Walcyr Carrasco ? Estrelas Tortas (1997, Ed. Moderna, 92p.) ? tem como objetivo principal, a compreensão por parte dos alunos de 7ª série do Ensino Fundamental, dos problemas de inclusão que uma pessoa com necessidades especiais enfrenta na vida social. A previsão deste trabalho é de quatro períodos e pode ser organizado da seguinte forma, dentro de sala de aula.

A professora iniciará o trabalho do livro Estrelas Tortas com a indicação de leitura da obra. A seguir, dividirá a turma em oito grupos conforme a divisão das personagens do livro: Gui, Mariana, Bira, Aída, Emílio, Bruno, Gilda e Marcella. Cada grupo terá que discorrer sobre a personagem em questão e deste modo tecer informações que se completarão com os demais capítulos, assim como a relação com a personagem Marcella e sua visão dos acontecimentos.

Num segundo momento, após a leitura prévia dos capítulos, os debates terão início, com a mediação da professora que proporá aos grupos os seguintes questionamentos, fazendo com que os alunos tracem conexões entre o fictício e a realidade:

?A vida de Marcella era uma vida normal?
?O que levou Marcella a ficar paraplégica? Isso poderia ter acontecido com outra pessoa?
?E como a família reagiu? Amigos? Irmão?
? Os pais de Marcella a superprotegeram? Por quê? E o seu irmão Gui? Como reagiu com os acontecimentos?
?Para você o que é ser diferente? Será que todos somos iguais?
?Por que a amizade é tão importante na vida das pessoas e por que a atitude de Mariana fez tão bem a Marcella?

Estes questionamentos serão debatidos, fazendo com que todos exponham suas idéias a respeito do tema inclusão. O estudo desta obra também propicia o trabalho com outros temas transversais como ética, solidariedade e valorização do ser humano.

No terceiro momento, a proposta será de que se possa trazer para a sala de aula materiais como panfletos, textos retirados de meios de comunicação diferentes como revistas, jornais, sites especializados, para que após uma leitura prévia, possa-se comparar as informações e discutir o que está sendo feito para facilitar a vida das pessoas com necessidades especiais na sociedade.

Num quarto momento, será proposta a montagem de um mural dentro da sala de aula, onde uma placa de isopor será pintada com tinta comum acrilex e após sua secagem, os alunos irão fixar nela, os textos mais cotados pela turma como os mais interessantes, incluindo frases dos alunos sobre o que pensam a respeito da inclusão, da amizade e solidariedade. Posteriormente este mural será fixado dentro de sala de aula ou no espaço físico da escola, para apreciação de outros alunos, com a possibilidade de serem incluídos no mesmo, materiais novos no decorrer do ano.

Estrelas Tortas é uma obra que reúne os atributos de qualidade e modernidade, onde a linguagem utilizada pelo autor é acessível e a leitura provocativa para o pensamento crítico do adolescente. Portanto, pode-se dar ao trabalho de quatro períodos, uma continuidade trimestral ou até semestral, dependendo do contexto escolar e a vontade dos alunos em se aprofundarem no assunto em questão. Fazer uma comparação desta obra de Walcyr Carrasco, com leitura de um livro de temática similar, podem ser um atrativo a mais, além de dar à aula, uma perspectiva maior do que teria, se o livro fosse apenas oferecido aos alunos sem qualquer interatividade com seu caráter social.

Autor: Jaqueline Claudete De Oliveira


Artigos Relacionados


Leitura E Interpretação De Textos Interdisciplinares

Inclusão Escolar

O Mundo Imaginário Dos Textos

EducaÇÃo Especial

Projeto De Leitura E Escrita De Textos LiterÁrios E NÃo-literÁrios

Resumo Do Texto:"o Leitor Inexperiente" De M. Contente.

Abordagem Interdisciplinar