Gestão Participativa na Escola



RESUMO
Nesse trabalho iremos ver a importância de gerir de maneira participativa e democrática, para analisarmos a qualidade de uma gestão participativa na construção de uma educação que venha cumprir seu objetivo social, contemplando uma formação que crie condições de transformação social faz-se necessário situarmos o panorama educacional através das seguintes perspectivas teórico-políticas, que possam dar respostas à complexidade do campo educacional: função social da escola, gestão democrática / participativa e papel do gestor escolar.
Através da história podemos ver que o início do século XX é marcado por grandes movimentações políticas e ideologias, crescem a pressão por uma virada democrática. As populações rurais migram para as cidades com a industrialização uma nova mão de obra é solicitada. Investe-se no ensino e o Governo Getúlio Vargas cria o Ministério da Educação em 1930. Apenas 30% da população estavam matriculadas nas escolas. No período de 1946 à 1964 ouve um grande avanço na política educacional brasileira a partir desse período o Brasil se descobre, Paulo Freire sensibiliza na ação pelos oprimidos, e jovens professores como Florestan Fernandes e Hobspencer Maciel de Barros foram os defensores da escola pública, o desempenho não responde as expectativas do inicio da educação. O grande salto para a educação partiu de um grupo de cientistas, sindicalistas, entre outros se reuniram em defesa da escola pública a fim de colocar um capitulo que se refere à educação, na constituição, princípios que garantem um a escola, plural, aberta, igualitária e democrática.
Autor: Vanessa Cristina Gonçalves


Artigos Relacionados


A Gestão Democrática Da Escola Pública Na Formação E Exercício Da Cidadania

Escola De Gestores

A Função Da Escola Aliada à Gestão Democrática

A ImplantaÇÃo Da GestÃo DemocrÁtica

O Papel Da GestÃo Escolar Na DemocratizaÇÃo Do Ensino PÚblico

Conselhos Escolares, Um Caminho PossÍvel Para O ExercÍcio Da Democracia Nas Escolas PÚblicas

A Importância Da Atuação Da Gestão Democrática Na Escola Pública