Matemágicos: Novos Jogos Somáticos



(Meu artigo contem figuras que não conseguir colocar)

Matemágicos: Novos Jogos Somáticos
Albérico Henrique e Nadege Fragoso
{[email protected], [email protected]}

Abstract. Running through the history of mathematical games, we found that they were created in order to simulate a real situation. The old games are the most popular deck of cards, strategies, logical reasoning and algebra. With the emergence of numbering systems, especially the Hindu-Arabic, the born-sum games. We bring with this article, a proposal for three games unpublished, created to stimulate and encourage the learning of mathematics. Based on the Sum and illustrated by figures, the student is induced to play having fun.
Keywords: mathematical games, sum, learning by playing

Resumo. Percorrendo a história dos jogos matemáticos, constatamos que eles foram criados com o objetivo de simular uma situação real. Os jogos antigos mais populares são os de tabuleiros, de cartas, de estratégias, de raciocínio lógico e os algébricos. Com o surgimento dos sistemas de numeração, em especial o hindu-arábico, nasceram os jogos de soma. Trazemos, com este artigo, uma proposta de três jogos inéditos, criados para estimular e incentivar o aprendizado matemático. Baseados na Soma e representados por figuras, o aluno é induzido a jogar se divertindo.
Palavras-chave: jogos matemáticos, soma, aprender jogando

1. Introdução
A matemática, em nosso período, tem se mostrado uma das disciplinas mais difíceis de ser assimilada em nossas escolas, com isso surge um desafio: Como tornar a matemática mais didática e atraente? Hoje, sem dúvidas, podemos dizer: A criança que não gosta de algum tipo de jogo, que atire a primeira pedra. O jogo é um forte aliado ao aprendizado da disciplina, foi pensando nisto que desenvolvi Jogos de Soma, semelhantes ao tão consagrado quadrado mágico e triângulo mágico, tão comum em nossos livros didáticos de matemática. Com o fascínio que o jogo exerce sobre as crianças, iremos aliar a tudo isso a computação, colocando esses novos jogos para serem rodados em um ambiente digital, o que aumentará ainda mais o desejo pelas crianças de conhecer e aprender matemática.

2. Breve Histórico dos Jogos Matemáticos
Jogos remontam a antiguidade, bem antes de Cristo, surgem devido à necessidade humana de simular desafios. Existem vários registros antigos sobre jogos em todo o planeta. Não é possível determinar o primeiro jogo criado pelo homem, mas é certo que faz muito tempo que isso aconteceu. Com o passar dos anos, a complexidade dos jogos, assim como a da própria ciência matemática, foi aumentando. Dentre todos os tipos de jogos antigos, o de tabuleiro se destaca, sendo ainda muito popular, como o xadrez, dama, gamão. Os jogadores que mais se destacaram na antiguidade foram Joana D?Arc, Rei Arthur, Teseu, Lelei e um em especial, Galileu Galilei, o pai da física. Este último inventou um jogo planetário, em que o sol estava no centro do universo e a Terra junto aos outros planetas giravam ao redor da estrela Sol.
Os jogos de estratégias, dentre os jogos antigos, também muito consagrados, originaram-se nas grandes batalhas antigas. Dentre os jogos antigos, podemos citar ainda jogos de cartas, raciocínio lógico e algébricos.
Diante da necessidade de contar, o homem criou formas e instrumentos para aprimorar seu conhecimento matemático. Inicialmente, o homem utiliza a pedra e riscos em ossos. Como isso não foi suficiente para atender suas necessidades, foi preciso criar um sistema numérico eficiente. Surge, assim, a representação de quantidades através de pedras coloridas, em que cada cor representa ao homem uma quantidade arbitrariamente definida por ele.
Com o surgimento da escrita, surgem também as primeiras maneiras de representar os números nela. Além de tentar representar a fala, o homem tenta representar os seus conhecimentos matemáticos, vão surgindo, assim, os primeiros algarismos e símbolos matemáticos. Um dos primeiros sistemas numéricos foi o egípcio. Este sistema era baseado em representar as quantidades através de figuras conhecidas no cotidiano das pessoas, por meio de figuras que representavam seus instrumentos de trabalho. Existiram também outros sistemas de povos antigos, como por exemplo: o dos sumérios, o dos maias, e o dos romanos.
Mais recentemente, por volta dos anos 1300 D.C., surgiu na Índia o sistema de numeração hindu-arábico, que viria a ser o nosso. O seu nome se deve ao fato de ter sido criado pelos hindus e propagado pelos árabes, que devido às viagens comerciais, disseminaram o sistema ao redor do mundo. Este sistema de numeração é de base decimal. Com ele, foi possível realizar cálculos complexos através de somas simples, que é a base de todas as outras operações matemáticas. Antes desse sistema, o ábaco era o principal instrumento utilizado para efetuar os cálculos. Ele é uma calculadora manual, inventada pelos chineses e muito utilizada durante a antiguidade. Usava-se o ábaco e os resultados eram registrados no sistema numérico vigente.
Com o aumento da complexidade da matemática, foram surgindo jogos somáticos, dentre eles, os mais famosos são o quadrado mágico e o triângulo mágico. O triângulo pede que o jogador use números de 1 a 6, distribuídos de forma que a soma de seus lados seja sempre igual a 9, 10, 11 ou 12. Os lados só podem ter três algarismos, que não podem se repetir. Já o quadrado, possui nove espaços em que os números de 1 a 9 devem ser organizados de maneira que a soma de cada linha, coluna e diagonal seja sempre 15.

3. Novos Jogos Somáticos

As possibilidades de jogos somáticos são sempre incontáveis. Propomos três novos jogos para estimular o interesse pela ciência matemática de forma divertida. O primeiro dos jogos é o Cubo Somático. Ele consiste em um desenho de um cubo em um plano 2D em que o jogador deve preencher todos os seus vértices e três de seus lados com os números de 0 a 9, sem repeti-los de forma com que as somas de cada face seja 17 ou 18 ou 19 ou 20 ou 21 ou 22 ou 23 ou 24 ou 25 ou 26 ou 27 ou 28. Na figura, as letras a, b, c, d, e, f, g, h, i, j representam aleatoriamente os números de 0 a 9, observe.

Figura 1: a+b+c+d+e = a+d+f+g+h = d+e+h+i+j = 17 ou 18 ou 19 ou 20 ou 21 ou 22 ou 23 ou 24 ou 25 ou 26 ou 27 ou 28

O segundo jogo é baseado em Linhas Somáticas. Neste, as linhas devem ser preenchidas, conforme a figura, com números de 1 a 9, sem repetí-los, para que sua soma dê 19 ou 21 ou 23 ou 25 ou 27 ou 29 ou 31.

Figura 2: f+b+c+d+g = a+b+c+d+e = h+b+c+d+i = 19 ou 21 ou 23 ou 25 ou 27 ou 29 ou 31

O terceiro jogo é a Flor Somática. As suas "pétalas" são triângulos em que seus vértices devem ser preenchidos com números de 1 a 9, sem repetição. A soma dos vértices dos triângulos devem ser 12 ou 15 ou 18.

Figura 3: a+b+c = a+d+e = a+g+f = a+h+i = 12 ou 15 ou 18.


Conclusão

As novas alternativas apresentadas para o ensino-aprendizagem da Matemática são bem recebidas pelos professores. Os alunos, diante da novidade, ficam mais atentos à matéria. E essa junção, alunos mais atentos e professores certos da eficácia da alternativa, só pode gerar bons frutos.


Agradecimentos

Primeiramente, agradecemos a Deus, nosso Pai que escreveu o Universo com as leis da Matemática para pudermos compreendê-lo. Agradecemos aos nossos alunos da 5ª série turmas A, B, C e D da Escola Municipal Mário Júlio do Rêgo. Agradeço aos meus pais pela dedicação e ajuda em minha formação. E a todos que direta ou indiretamente contribuíram para a realização deste trabalho e que não foram citados.


Referências Bibliográficas

. Acesso em: 22/09/2010.

Sérgio, Paulo. O Triângulo Mágico. Disponível em:
. Acesso em 23/09/2010.
Zico, Mário Lúcio. Jogos Antigos. Disponível em: , Último acesso em: 30/09/2010.


Anexos

1.CUBO SOMÁTICO

2.LINHAS SOMÁTICAS

3.FLOR SOMÁTICA
Autor: Albérico Henrique Dos Santos


Artigos Relacionados


Jogue Diretamente Na Internet Ou Baixe Teus Jogos Favoritos Para Sua Máquina

Jogos Online Com Números

Aprenda Nesse Artigo As Vantagens Em Empregar Games No Ciclo Educacional

Jogos Multiplayer Online

A ImportÂncia Do LÚdico No Ensino Da MatemÁtica

Jogos Infantis Online

Jogos De Habilidade Online