DINÂMICA DA FORÇA ? NA VISÃO DO AUTOGERENCIAMENTO




DINÂMICA DA FORÇA ? NA VISÃO DO AUTOGERENCIAMENTO


INTRODUÇÃO:

Na vida, o importante não é só o desenvolvimento cognitivo, a aquisição de conhecimentos, o aperfeiçoamento de capacidades, a vivência de experiências, mas também a compreensão da dinâmica de sua força.


DESENVOLVIMENTO:

Somos capazes de gerenciar a nossa força do jeito que quisermos, temos o livre arbítrio sobre ela, de tal maneira que podemos limitá-la, compartilhá-la ou enfraquecê-la.

Utilizando a Física, traçarei mais objetivamente possível um paralelo entre alguns de seus conceitos e a dinâmica da força de cada pessoa.

Conceito da termodinâmica:


Entropia é um conceito da termodinâmica que mede a desordem de um sistema.

Tendo como referencia um sistema fechado.

A entropia dentro de um sistema fechado atua como fator desequilibrador; nunca se altera, pois não existe a possibilidade de troca de energia com outros sistemas. Não há como diluir tensão, logo a desordem aumenta dentro do sistema, acabando por deteriorá-lo.
Veja como é importante esse conceito em nossas vidas: o modo como utilizamos a nossa força, quando estamos envolvidos por um trauma, um conflito, uma frustração ou uma decepção determina a nossa condição física/psíquica/energética.
Se nos deixarmos consumir por tais estados psíquicos, aumentaremos dentro de nós a força desagregadora produzida por eles e ela, por sua vez, além de aumentar a desordem psíquica, será um atrator e dissipador de novos desequilíbrios.
Sabemos que não é possível, num passe de mágica, desaparecer um trauma, uma decepção, uma frustração. Além disso, quanto mais estivermos presos àquilo que nos faz sofrer, mais desordem será produzida em nosso interior; canalizaremos somente vibrações negativas, aumentando a nossa desordem psíquica. Em vez de superar o nosso sofrimento, aumentaremos ainda mais a nossa fraqueza.
No início, elas serão como fagulhas, depois labaredas e logo a seguir grandes chamas que nos aniquilarão com intensidade, nos impossibilitando de encontrar um ponto de equilíbrio.
Logo, quanto menos tempo nos fixarmos a um acontecimento desagregador, maior é a possibilidade de conquistarmos o nosso equilíbrio mental.
Viver num sistema fechado impossibilita-nos de organizar e gerenciar as nossas forças de forma diferente.

Exemplo:

Num sistema fechado do tipo panela de pressão sem a válvula, a pressão, em sua busca de equilíbrio, deformará a panela.

Tendo como referência um sistema aberto:

Para alterar um processo que desequilibra, precisamos nos conectar ao seu oposto. Nesse caso, o processo neguentrópico (sistema aberto) será o caminho, pois, além de consentir que a força seja gerenciada de modo diferente, permitirá a criação de uma nova ordem na maneira de organizá-la.
No sistema aberto, além da possibilidade de troca de energia, existe a possibilidade de obter equilíbrio sem deformação.

Exemplo:

Imagine outra panela de pressão agora com válvula; nesse caso, além da pressão não atingir o seu valor máximo; permitirá a ela um ponto de equilíbrio, que impedirá a deformação da panela.



CONCLUSÃO:

Para que haja um eficiente gerenciamento da dinâmica da força, precisamos compreender que o estímulo externo não é um determinador de respostas mas uma fonte de informação que deverá ser analisada para que possamos realizar a escolha correta de como iremos nos comportar no mundo interior e exterior.


Drº Cláudio de Oliveira Lima ? psicólogo
email:
[email protected]
hotmail:
[email protected]
blog:
wwwnovaconsciencia.blogspot.com

Autor: Cláudio De Oliveira Lima


Artigos Relacionados


Trauma Psicológico Na Visão Do Autogerenciamento Vivencial

O Poder Da AutogestÃo

Entropia Empresarial

Aprenda A Gerenciar Acontecimentos

LÓgica Vivencial - Na VisÃo Do Autogerenciamento

Termodinâmica

SaÚde E O Autogerenciamento Vivencial