Introdução do Computador e Internet em Escola de Ensino Fundamental.



Novos projetos que busquem utilizar as TIC´s (Tecnologias de Informação e Comunicação) na escola de forma eficiente devem privilegiar o aspecto pedagógico, capacitar seus professores e obter uma boa infraestrutura física em local adequado para que se tenha êxito.

Se apenas um desses aspectos falhar, corre-se o risco de que tudo falhe.

Uma gestão democrática com certeza prioriza o uso das TIC´s, uma vez que a responsabilidade pelos alunos atuais ? que devem tornar-se futuros cidadãos mais capazes e competentes diante dos avanços tecnológicos competitivos nesse novo mundo globalizado ? é nossa. E infelizmente, por vários motivos, o uso de computadores ainda não está difundido o suficiente nas escolas do país, e quando está, não há quem os saiba usar de forma eficiente.

As TIC´s são apenas um meio para se atingir o principal objetivo: construção de conhecimento. São apenas uma forma melhor de aplicação de técnicas e métodos para, pedagogicamente, transformar informação em conhecimento. Mas precisam ser bem aplicadas e algumas delas, como "o trabalho interdisciplinar, o atendimento aos diferentes estilos de aprendizagem, o trabalho por projetos, a valorização da autoria do aluno" e "o redimensionamento da relação professor-aluno" podem e devem ser aplicadas. Mas se tivermos "professores despreparados para a apropriação pedagógica das tecnologias; espaço e tempo inadequados; falta de envolvimento e de conhecimento do gestor escolar; falta de recursos" e "ausência de projetos relevantes"[1], não alcançaremos um bom resultado.

A internet é o maior repositório de informação atualmente. Todo tipo de informação. O aluno precisa ser "conduzido" pelo professor nesse "mar" não navegado; precisa ser auxiliado com as técnicas que o ajudem a buscar e discernir as informações oferecidas; precisa aprender a dar-lhes significado e contextualizá-las.

Antes da Web/Internet, pesquisar era mais moroso, difícil e caro. Isso mudou. Hoje se pode ter qualquer informação ao alcance dos dedos. Elas são vastas, completas, visuais, auditivas e interessantes. Mas precisamos distinguir o que é importante, real e verdadeiro, do que não é. Esse é um dos aspectos que não pode ser ignorado pelos responsáveis pedagógicos de um estabelecimento de ensino, além do fato de que nossos alunos não aprendem a usar as tecnologias apenas na escola e percebem quando seus professores não estão aptos a trabalhar com as novas tecnologias. Isso aumenta a distância entre eles e o local que deveria ser sua fonte de referência no que se refere a "aprender" e entender o novo; um local onde a construção do conhecimento, em forma de aprendizagem permanente com meios diferenciados, não deveria ser ignorada. E o docente não precisa ter medo de mostrar que está aprendendo junto com seus alunos ? isso lhes ensinaria um novo conceito de respeito e humildade de um professor que deixou de ser "onisciente" para se tornar aquele que "aprende ensinando", ressignificando toda a relação professor-aluno e ensino-aprendizagem: inovando.

Não há outro caminho: precisamos "adaptar-nos" às novas tecnologias e novas formas de aquisição de aprendizado, pois já as utilizamos "em nossas casas, em nossa vida" e podemos também fazê-lo em nossas salas de aula da melhor forma possível, adaptando-as pedagogicamente através de projetos, da implantação de um laboratório de informática com internet e da preparação de nossos docentes.

Quando fomos estudantes, ou até mesmo dez anos atrás, não havia a quantidade de tecnologia que há hoje no mundo. Se, as circunstâncias permitissem e tivéssemos sido preparados para essas mudanças, muitos de nós não seriam tão "resistentes" a elas. "O presente não nos deixa esquecer que estamos preparando nossos alunos para profissões e tecnologias que ainda não foram inventadas."

E disso nós não podemos esquecer.

Nem nos eximirmos de nossa responsabilidade com esses alunos que serão os adultos do futuro. Nossos "herdeiros" diretos.

Que façamos o melhor possível.


[1] Conforme citado por Deniele Batista ? professora UFJF.
Autor: Fajoses Zilda Cristina Ventura F Gonçalves


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